Criatividade e alegria marcam Oficina de Arte do HGG



Sob a orientação do artista plástico voluntário Alexandre Liah, atividade promove o bem-estar dos pacientes internados na unidade

Nesta última terça-feira, 3 de julho, os pacientes e acompanhantes do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG participaram da oficina de arte ministrada pelo professor da Escola de Artes Visuais (EAV), Alexandre Liah. A atividade, que acontece no Jardim da Solistência, contribui para o bem-estar dos pacientes que estão em tratamento na unidade de saúde.

A paciente Laíde Gomes Pinheiro da Silva, de 58 anos, está no HGG para retirada de vesícula há 18 dias e conta que é a primeira vez que faz esse tipo de pintura, em tela. “Tô aqui tentando. Desenhei meu gatinho, ele tem os olhinhos verdes, a sobrancelha amarela, o pelinho rajadinho e tem umas pintinhas no peito. Estou com muitas saudades dele. Achei muito bom, que a gente se distraí”, conta.

Ivani Gonçalves Melo de Souza, de 61 anos, está há três meses no HGG, devido complicações com uma prótese no quadril, além do tratamento de hemodiálise, e conta que gostou muito da atividade. “Isso aqui é lindo demais, pintura! É a primeira vez, nunca tinha pintado. Hoje estava com dor de cabeça, depois que voltei da hemodiálise e estava me sentindo ruim e vim pra cá e esqueci”, conta. Além disso, Ivani ficou encantada com o jardim onde é realizada a atividade.

O projeto, que já está em seu 4º ano, é realizado em parceira com a Escola de Artes Visuais (EAV) da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e tem como objetivo promover o bem-estar e fazer com que o paciente se sinta melhor, mesmo em um ambiente hospitalar. A terapeuta ocupacional, Anna Paula Hirako, esclarece que a atividade vai além de uma simples distração e pode proporcionar alegria através da nova experiência com a arte. “Desde o momento do convite a participar da Oficina o paciente já realiza um enfrentamento e uma tomada de decisão, o que pode ser complexo devido à situação em que ele se encontra. Talvez fragilizado com a internação, ele coloca seu desejo de estar em outro lugar ou o saudosismo em um momento saudável, através da pintura. E tem em suas mãos várias possibilidades para expressar seus sentimentos”, destacou.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS