20/07/2018 - Importância da adesão ao tratamento é tema de palestra no AMA



Psicóloga falou aos pacientes como aceitação da doença, mudança de hábitos e o apoio da família são fundamentais para sucesso dos tratamentos

Na última quarta-feira, 18 de julho, a psicóloga do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, Cláudia Cezar Ferreira, ministrou palestra com o tema "A importância da Adesão aos Tratamentos", aos usuários que aguardavam por consultas no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade.

Um dos pontos fundamentais destacados pela profissional foi o apoio da família e a mudança na rotina da casa, como por exemplo, nas refeições, em situações em que sejam necessárias grandes restrições ao paciente. Além disso, a psicóloga ressaltou a importância do hábitos no lar, para o incentivo à sequência efetiva do tratamento.

Outro ponto importante é a busca do paciente por informações sobre o seu problema de saúde, assim esclarecendo todas as dúvidas com o seu médico sobre as etapas do tratamento e possíveis efeitos colaterais das medicações. Cabe ressaltar que é de suma importância a ida regular ao médico, para realização de exames e, por consequência, que o paciente siga corretamente o tratamento indicado.

Entre as principais causas de abandono ao tratamento estão reações ao medicamento, negação da doença e alto custo de remédios, este último é indicado que se busque por redes de apoio no sistema público de saúde. E frente a isso, é necessário que pacientes se tornem mais atuantes diante às novas mudanças, evitando possíveis complicações à saúde.

Por isso a importância dessa adesão, com atitudes preventivas e mudanças de hábitos através de cuidados com a alimentação e atividades benéficas à saúde, estabelecendo uma rotina que influencie diretamente na qualidade de vida. Principalmente, em casos de doenças crônicas onde é preciso aprender a conviver com a doença e que mudanças de comportamento aconteçam.

“A importância da adesão diz respeito à qualidade de vida e toda família precisa estar envolvida. O paciente precisa também ser mais atuante em relação às perguntas diante do médico e aos questionamentos a cerca do seu tratamento. E o envolvimento do próprio profissional é de extrema importância. Essa relação médico-paciente diz respeito ao aumento dessa adesão, para que o paciente se comprometa com a mudança de hábitos de vida e com o uso da medicação”, explicou a psicóloga.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS