06/08/2018 - Palestra no HGG conscientiza pacientes sobre o colesterol



Apresentação aconteceu nesta quarta-feira, 1º de agosto no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) com o intuito de alertar usuários sobre os riscos e agravantes da doença

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado no próximo dia 8 de agosto, o ciclo de palestras do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do HGG deste mês foi aberto com o tema ‘O que é o colesterol’, ministrada pelo residente em cardiologia Gustavo Bregognollo. A apresentação aconteceu nesta quarta-feira, 1º de agosto, com o objetivo de alertar aos usuários sobre os riscos e agravantes da doença.

Segundo o profissional, o colesterol é um tipo de gordura encontrada no organismo, inclusive, importante para o seu funcionamento normal. O corpo usa o colesterol para produzir alguns hormônios e ácidos que ajudam na digestão de gorduras. Entretanto, o acúmulo de colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças do coração e outros graves problemas de saúde.

Existem dois tipos de colesterol, o LDL, conhecido como o mau colesterol, que pode se acumular nas artérias e dificultar o fluxo sanguíneo no organismo, principalmente em órgãos como o coração e cérebro, causando o risco de infarto, derrame e acidente vascular cerebral. Já o colesterol HDL, o bom colesterol, retira a gordura das artérias e transporta até o fígado para que seja eliminado.

Entre as principais causas para a formação do colesterol estão fatores como a pré disposição genética e doenças como obesidade, diabetes, tabagismo, pressão alta e doenças inflamatórias. Além disso, é preciso manter cuidados com a alimentação, evitando uma dieta rica em gordura e manter hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos, que reduzem as chances de desenvolver o problema.

Valdeci Pereira dos Santos, de 59 anos, conta que mesmo com as orientações dos médicos durante às consultas, com a palestra pôde tirar todas às dúvidas. "Hoje aprendi que as inflamações também são umas das possíveis causas do colesterol alto. E ainda sobre a questão do medicamento, achei que estando com o colesterol controlado, poderia parar com a medicação. Agora sei que, enquanto eu estiver tomando, mantenho a doença controlada", ressaltou.





Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS