07/08/2018 - HGG recebe visita da organização social IBGH



Entre os dias 2 e 3 de agosto, profissionais do IBGH visitaram a unidade. Hospitais geridos pela OS estão em processo de acreditação hospitalar

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG recebeu nos dias 2 e 3 de agosto, a visita de profissionais do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), que foram acompanhados pela coordenadora de Gestão de Risco e Acreditação da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, Andrea Peixoto. Na ocasião, participaram profissionais do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), de Pirenópolis, Hospital de Urgência da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (HURSO), de Santa Helena, e Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA), todos geridos pelo IBGH.

Os visitantes conheceram o Centro Cirúrgico, Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH), Farmácia e Escritório da Qualidade. Andrea explica que todos os hospitais que hoje são comandados por organizações sociais e sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde, precisam alcançar um nível de qualidade para assegurar que estão atingindo a missão e os indicadores preconizados no contrato de gestão. “Para mim a importância é fazer o benchmarking, para o começo de uma inserção de qualidade em três hospitais que agora que estão começando a engatinhar”, declarou sobre o caso do IBGH.

O benchmarking vem da palavra benchmark, que significa “referência”. Assim, fazer um benchmarking é buscar as melhores referências e práticas realizadas pelas empresas do seu mercado, neste caso, nas organizações sociais. O objetivo é encontrar oportunidades e melhorias para o seu ramo de atuação. “Como o HGG é uma referência nível 3 ONA, nada melhor que pegar um modelo que é o melhor para que a gente possa fazer a comparação, porque a qualidade é estabelecimento de padrão. E temos que sempre procurar um padrão melhor que o nosso para que a gente possa alcançá-lo, e ter uma visão lá na frente ‘Olha, vamos chegar ali no nível do HGG’”.

A coordenadora técnica das equipes de enfermagem e multidisciplinar da sede da OS IBGH, Michele Cristina Jaime, conferiu as ações e rotinas que são realizadas no Hospital. “Nós já temos uma unidade com certificação nível 1. O nosso intuito foi visitar o HGG para entender como funcionou o processo de preparação do hospital para alcançar o selo da Organização Nacional de Acreditação nos níveis 1, 2 e 3”.

A coordenadora do Escritório da Qualidade, Valéria de Souza, recebeu os visitantes e apresentou sobre os protocolos seguidos pela unidade. “Visando o crescimento profissional de todas as unidades que se preocupam em aprimorar sua qualidade, o benchmarking é um dos itens importantes para essa conquista. Baseado nisso, a visita para a instituição foi tão salutar quanto para os visitantes, que apreciaram muito o trabalho desenvolvido no HGG e agradeceram imensamente a possibilidade de aprendizado, já que eles vão poder aprimorar a instituição em que trabalham, em busca também da certificação ONA”.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS