07/08/2018 - Teleconsulta comemora 12 anos de atendimento humanizado a usuários do SUS



Serviço desenvolvido para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da rede básica de Goiânia já realizou mais de 6,5 milhões de agendamentos de consultas eletivas

Inaugurada em 2006, a Central de Atendimento ao Cidadão - Teleconsulta de Goiânia completou 12 anos no último sábado, 4 de agosto. Desde sua criação, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) não precisam mais enfrentar longas filas para agendar suas consultas eletivas, ou seja, que não são casos de urgência, com clínico geral, pediatra, ginecologista e obstetra. Nesses 12 anos, a central agendou mais de 6,5 milhões de consultas na Capital.

A especialidade mais procurada é o clínico geral, que contou com mais de 3 milhões consultas agendadas desde o início do funcionamento do serviço. Ginecologia e obstetrícia e pediatria somam mais de 3,4 milhões agendamentos desde 2006.

O NetConsulta também celebrou aniversário no último sábado, comemorando seu segundo ano de funcionamento. Desde 2016 foram mais de 104 mil consultas agendadas on-line pelo aplicativo ou site. A tecnologia foi lançada pela Prefeitura de Goiânia/Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Idtech. O aplicativo de celular é a versão virtual do serviço realizado pelo Teleconsuta, em que o usuário pode agendar seu atendimento on-line em qualquer um dos 35 Cais, Ciams e Centros de Saúde da capital, com exceção das unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESF). Os usuários podem escolher as unidades mais próximas da sua localização atual, já que o sistema utiliza GPS para o georreferenciamento. As consultas também podem ser agendadas pelo site netconsulta.idtech.org.br.

Serviço
A Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta é responsável pelo agendamento de consultas não-emergenciais para a atenção básica, com clínicos gerais, pediatras e ginecologias e obstetras. O número de contato é 0800-646 15 60 e o horário de funcionamento é todos os dias, inclusive finais de semana das 7 às 19 horas.

O Teleconsulta é uma tecnologia patenteada pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social contratada pela Secretaria Municipal de Saúde. O Instituto foi responsável pela estruturação do serviço, que além de fazer o agendamento, organiza as vagas de todas as unidades de saúde, aumentando a produtividade e permitindo um acesso democrático dos usuários às vagas.

Uma das principais conquistas do Teleconsulta foi o Prêmio e-Gov, entregue pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) em 2011. Ele tem o objetivo de reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções na administração pública.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS