08/08/2018 - 9ª Corrida Largando o Cigarro Correndo recebeu mais de 500 participantes



Evento aconteceu neste domingo, 5 de agosto, em Goiânia, e teve o intuito de sensibilizar à população para o estímulo da atividade física associada ao hábito saudável de não fumar

A 9ª Corrida Largando o Cigarro Correndo aconteceu no domingo, 5 de agosto, em Goiânia e reuniu mais de 500 participantes. O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) apoiou o evento, que teve o intuito de sensibilizar à população para o estímulo da atividade física associada ao hábito saudável de não fumar. Os participantes já sentiram o clima da corrida ao pegar o kit, na sede do Idtech, que contou com informativos sobre os malefícios do cigarro, além de contar com uma arte que mostrava um alto falante, porém no formato de um pulmão, que trazia a hashtag #esculteseupulmão.

O evento filantrópico faz parte das atividades de combate ao tabagismo desenvolvido pela Liga Acadêmica do Pulmão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). Também contou com o apoio da Clínica do Aparelho Respiratório e Medicina do Sono (CLARE), Sociedade Goiana de Pneumologia e Tisiologia (SGPT) e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

O servidor público Denison Rocha Montoro, de 40 anos, participava de corridas de rua de 5 até 15km, mas estava parado há cerca de um ano, entre outros fatores pelo fumo excessivo. “Nesse tempo fumava muito intensamente e foi um período em que eu parei de correr e não fiz outras atividades físicas. Há dois meses, parei de fumar e voltei a fazer academia e correr e quero intensificar ainda mais, pois ficou claro os benefícios dessa atividade física na minha vida, como a melhoria da disposição, controle de estresse e ansiedade e a própria qualidade do sono. Espero que da próxima vez eu possa aumentar meu percurso para 10km”, contou elogiando o tema da prova. “Achei sensacional, nunca tinha participado de nenhuma corrida com essa temática e eu sei que os benefícios de deixar de fumar são muito mais relevantes”, considera. O servidor realizou o percurso de 5km.

Colaboradores do Idtech e do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG também fizeram questão de participar. O agente de atendimento da Central de Relacionamento do Idtech, Caio Dias, de 21 anos, participou pela primeira vez de uma corrida de rua e gostou muito, terminando o percurso de 5km em 31 minutos. “Achei muito interessante toda a interação da prova, a gente fica animado para terminar o percurso e com a energia do pessoal. É boa iniciativa para quem quer largar o cigarro e qualquer tipo de vício”, avaliou, ressaltando que já pensa em participar de outra prova.

A coordenadora da corrida, Eduarda Arantes, ressaltou a importância do apoio do Idtech. “A Instituição cedeu o espaço para que nós pudéssemos fazer a distribuição dos kits, o que foi muito positivo. Todos os participantes puderam conhecer um pouco sobre a organização social e o trabalho realizado, principalmente no HGG”. Ela explicou ainda que parte do dinheiro arrecadado com as inscrições será destinada a projetos de combate ao fumo e a melhorias no setor de Pneumologia do Hospital das Clínicas de Goiânia.

A corrida faz parte da programação do XXXIX Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e XV Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória, que acontece no Centro de Convenções em Goiânia até o dia 8 de agosto. Além disso, na sexta-feira, 03 de agosto, aconteceu uma edição especial do projeto “Saúde na Praça”, do HGG, que orientou a população sobre doenças respiratórias como DPOC, asma, além de informações sobre os malefícios do tabagismo.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS