28/08/2018 - Dia do Psicólogo no HGG é comemorado com palestras para colaboradores



Importância da Saúde Psicoemocional nas relações de trabalho e Relacionamento Interpessoal e Qualidade de vida foram os temas abordados nesta segunda-feira, 27 de agosto

Em comemoração ao Dia do Psicólogo, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promoveu nesta segunda-feira, 27 de agosto, duas palestras para os colaboradores da unidade. As psicólogas Aparecida Tavares da Silva e Rejane Gomes abordaram sobre “A Importância da Saúde Psicoemocional nas Relações de Trabalho”. Já o psicólogo Alexandre Castelo Branco Herenio, esclareceu sobre “Relacionamento Interpessoal e Qualidade de Vida”. As palestras aconteceram no Auditório do HGG nos períodos matutino e vespertino.

Especialista em Neuropsicologia, e Saúde Mental e Dependência Química, Aparecida Tavares da Silva explicou que é preciso incentivar a busca pelo autoconhecimento. “Primeiramente precisamos pensar que toda organização é um organismo vivo, feito de células, e cada pessoa é uma célula importante, que precisamos cuidar. Todos precisam estar conectados primeiro na busca de autoconhecimento e depois no autogerenciamento, que engloba os atos mais primitivos da nossa comunicação até as tomadas de atitudes, que nos faz perceber o outro e interagir com ele”.

A auxiliar administrativa executora do Centro de Terapia Intensiva (CTI), Nilda de Menezes, assistiu a palestra e elogiou a iniciativa da unidade. “Esse assunto me ajudou a rever os valores e a minha vida aqui dentro do hospital. Durante as explicações, minha cabeça foi clareando para tentar melhorar a convivência aqui entre os colegas. É importante ter essas palestras para que consigamos rever os nossos conceitos e trocar experiências. E mais importante ainda é exercitar a empatia, sempre se colocando no lugar do outro”.

Abordando sobre Relacionamento Interpessoal e Qualidade de Vida, o psicólogo Alexandre Castelo Branco Herenio, explicou que o objetivo da palestra foi trazer reflexões a respeito de mudanças de hábitos simples, que pode ser realizada no dia a dia, dentro e fora do trabalho, que pode melhorar a qualidade de vida, o bem estar e o nível de satisfação. “Existem orientações gerais como, por exemplo, tentar refletir sobre as nossas expectativas com as relações interpessoais, tentar ser mais otimista, mas isso não é uma receita que por si só vai ser suficiente. Envolvem mudanças de hábitos, mas que podem começar sempre com o primeiro passo”.

A técnica de enfermagem que atua nos Cuidados Paliativos da unidade, Ivanise Pereira de Morais Ferreira, aprovou o assunto. De acordo com ela, após passar por uma perda de um amigo querido, ela passou a prestar mais atenção em sua volta, e a rever os conceitos de felicidade. “Acho que esse tipo de assunto deveria ser abordado com mais frequência. Desde que perdemos um colega de trabalho, passei a refletir sobre a vida. Entendi que não precisamos esperar as coisas acontecerem, precisamos buscar a felicidade agora. Ser feliz é uma decisão”, declarou.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS