29/08/2018 - HGG participa da III Colaborativa do projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil



Realizado em São Paulo entre os dias 19 a 21 de agosto, evento reuniu profissionais de todo o País

Profissionais do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG participaram entre os dias 19 e 21 de agosto da III Colaborativa do projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. O evento aconteceu em São Paulo e reuniu representantes de unidades hospitalares do todo o País. Entre os colaboradores que participaram estão a gerente do Serviço de Fisioterapia, Joana Angélica de Franca Barbosa, a gerente de enfermagem do Centro de Terapia Intensiva (CTI); Paullyane Pereira de Lima, a gerente da Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Andrea Inês Spadeto Aires, a infectologista da SCHI, Priscilla Yoshiko Sawada, e a diretora de Serviços Multiprofissionais, Rogéria Cassiano.

Entre os objetivos do encontro estão: acelerar o desenvolvimento de uma rede de aprendizagem contínua entre as organizações; aprender com as equipes que estão brilhando e disseminar como estão conseguindo; aprimorar as habilidades dos participantes em interpretações de dados para tomada de decisões; compartilhar experiências incluindo pacientes e famílias nas equipes de cuidado; reforçar a importância do papel do líder em esforços de reduções das infecções; esclarecer dúvidas em relação ao desenvolvimento do RAR; melhores práticas em sedação, indicações de intubação e extubação; refinar o pacote de mudanças da Colaborativa e colher novas ideias.

De acordo com a diretora de Serviços Multiprofissionais, Rogéria Cassiano, o seminário abordou temas relacionados às melhores práticas para o cuidado da segurança do paciente, considerando a redução das infecções da corrente sanguínea associada ao uso de Cateter Venoso Central (CVC), Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica (PAV) e Infecção do Trato Urinário (ITU). “Essa metodologia com palestras, debates, cases e oficinas de trabalho, possibilitou agregar conhecimentos, que certamente nortearão a implementação dos referidos bundles no HGG. Profissionais de várias unidades hospitalares nacionais e internacionais compartilharam cases de sucesso, bem como estratégias e ferramentas voltadas para a implementação dos bundles que, uma vez adequadas ao contexto e rotinas do hospital, contribuirão para a consolidação do projeto na unidade”.

PROADI

O HGG está inserido no projeto “Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil”, do Ministério da Saúde. Realizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde - SUS (PROADI-SUS), com a participação do Institute for Healthcare Improvement, o projeto tem como objetivo utilizar como métrica as práticas referenciadas utilizadas pelos Hospitais de Excelência. No total, 120 hospitais brasileiros foram selecionados. Os cinco melhores hospitais do Brasil participam do projeto como coachs, promovendo orientações sobre as melhores práticas quanto ao cuidado com a segurança do paciente. Cada unidade de saúde tem o seu hospital responsável, sendo que o HGG tem como coach o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS