31/08/2018 - HGG mantém nível máximo de Acreditação Hospitalar



Em visita extraordinária das avaliadoras do IBES, Vanice Costa e Tatiane Arantes, nesta quinta-feira, 3 de setembro, foi recomendado ao Comitê de Certificação, a manutenção do nível 3

Quatro meses após conquistar o nível máximo de acreditação hospitalar, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG recebeu nesta quinta-feira, 30 de agosto, a visita das avaliadoras Vanice Costa e Tatiane Arantes, do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), instituição acreditadora credenciada à Organização Nacional de Acreditação (ONA). Após se reunirem com os gestores e avaliar os dados apresentados, foi recomendado ao Comitê de Certificação, a manutenção do nível 3 de acreditação. Esta é a primeira visita que o instituto realiza na unidade, após a certificação máxima.

O objetivo da visita foi acompanhar o planejamento estratégico, gestão de protocolos, atendimento cirúrgico/anestésico, desempenho de fornecedores, gestão da qualidade e risco. As avaliadoras verificaram as informações in loco, e aproveitaram para conhecer os novos projetos da unidade como o Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead) e Serviço de Transplantes Hepáticos. A avaliadora líder Vanice Costa, explicou que o HGG está certificado desde 2013 pela ONA-IBES e em constante evolução em todos os processos, chegando à certificação com excelência nível 3.

A avaliadora destacou que o HGG está sempre buscando inovar, a cada visita a unidade apresenta algo novo. “Entre os pontos que podem ser melhorados estão o desenvolvimento de fornecedores e a evolução dos marcadores na gestão de protocolos. Em relação aos pontos fortes podemos citar a eficiência da utilização dos recursos, envolvimento e atuação multiprofissional, responsabilidade sócio ambiental, desenvolvimento de pessoas e utilização de recursos tecnológicos como inovação e melhoria”, explicou Vanice.

De acordo com coordenadora do Escritório da Qualidade, Valéria de Souza, durante a visita para manutenção do título de Acreditado Nível 3, o hospital foi muito bem avaliado. “Fomos também parabenizados pelo desenvolvimento dos nossos gestores e da nossa equipe médica que está galgando uma busca constante do grau de excelência, e também se envolvendo nos processos internos da instituição, o que demonstra um grau de maturidade da equipe toda no rumo da manutenção e excelência constante”.

Para o diretor técnico do HGG, Durval Pedroso, as visitas de manutenção sempre trazem alguns feedbacks importantes, como identificação de não conformidades ou processos que ainda necessitem de aprimoramento. “Foi ressaltado que os nossos processos estão bem estabelecidos, existe um espírito de evolução e crescimento, desde o inicio da questão da segurança do paciente, até os níveis mais avançados de implementação de ciclos de melhoria, identificação de necessidades da instituição. É uma avaliação muito positiva, todos os colaboradores e gestores envolvidos saíram bem orgulhosos do seu trabalho”.

ONA
A acreditação é um processo que visa a certificação de qualidade da instituição de saúde, de acordo com padrões e requisitos definidos pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA). As organizações homologadas pela ONA a certificar as organizações prestadoras de serviços de saúde ou serviços de saúde chamam-se IACs (Instituições Acreditadoras). O processo de acreditação assegura que as práticas de qualidade, gestão e assistência à saúde são aceitáveis.




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