18/09/2018 - Sepse: HGG promove dia de conscientização de colaboradores e usuários



Palestras e desafio da higienização das mãos aconteceram nesta quinta-feira, 13 de fevereiro

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Sepse, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promoveu nesta quinta-feira, 13 de setembro, uma manhã de ações de conscientização para colaboradores e usuários que passavam pela unidade. A gerente do Núcleo de Educação Continuada, Fabrícia Cândida, desafiou os pacientes do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), a colocarem as mãos na “caixa reveladora de bactérias”.

A caixa tem uma luz negra que revela os microorganismos nas mãos que não podem ser vistos a olho nu. A dona de casa Maria Ferreira de Sá ficou impressionada quando fez o teste. “Eu já sou cuidadosa e sempre lavo as minhas mãos, mas nós andamos de ônibus, comemos na rua, e é preciso tomar cuidado. A partir de hoje eu vou comprar um álcool em gel e guardar na bolsa”, declarou.

Fabrícia explicou para o público sobre a necessidade de lavar as mãos antes de visitar um familiar internado. “Às vezes o paciente está no Centro de Terapia Intensiva, imunodeprimido, e o simples ato de o parente estar com as mãos sujas, pode desencadear em uma infecção ou sepse grave, e o paciente pode vir a óbito por isso”, explicou.

Os colaboradores da unidade também receberam orientações sobre o assunto. O médico intensivista e diretor técnico do hospital, Durval Pedroso, explicou sobre a importância do diagnóstico precoce de sepse. “O mais importante é o diagnóstico precoce para início do tratamento, quando existe a necessidade de se fazer altos volumes de soro, de ressuscitação volêmica, e a administração rápida de antibiótico. Todos os trabalhos científicos mostram que os antibióticos devem ser aplicados em menos de duas horas, para o paciente ter uma resposta adequada”.

O residente de medicina intensiva, Guilherme Ferreira de Almeida, participou da palestra e declarou que vivencia o assunto na prática. “Eu gostei bastante da atividade. Já acompanho o Durval e achei a palestra muito boa, completa e didática. É fundamental reforçar a importância de se falar sobre a sepse, com a equipe do hospital e demais profissionais de forma geral”, declarou.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS