04/09/2018 - Palestra aborda prática clínica baseada em evidências



Treinamento teve como objetivo atualização clínica e abordagem de recursos diagnósticos atuais

O serviço de Reumatologia do Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG realizou a palestra Prática Clínica Baseada em Evidências. O tema foi abordado pela pós-doutora em doenças osteomatabólicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ana Paula Lirani Galvão.

Numa abordagem teórica, a palestrante chamou a atenção do público para uma visão crítica de evidência científica, guideline e recomendações de tratamento. "Às vezes, as pessoas enxergam aquilo meio que como uma receita de bolo engessada, e, na verdade, os profissionais de saúde devem ter uma visão crítica do que se lê, tanto de um artigo científico quanto de recomendações de tratamento", explicou. Ana Paula abordou temas gerais de epidemiologia e medicina baseada em evidência com exemplos da reumatologia, aplicação em diversas áreas.

A coordenadora da residência em Reumatologia do HGG, Fábia Mara Gonçalves Prates de Oliveira, explicou que a capacitação foi voltada principalmente para os residentes desenvolverem referências críticas sobre o que estão lendo ou estudando e depois aplicarem isso no dia a dia, tanto para uma formação de pós-graduação quanto para questões de decisão terapêutica. "É importante saber se essas decisões seguem a evidência clínica, se o profissional tem noção do que está fazendo baseado naquilo que todas as grandes decisões científicas seguem. A reumatologia do HGG já se baseia na medicina baseada em evidência e o treinamento é um reforço do que é praticado na unidade", salientou.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS