20/09/2018 - No Dia Mundial do Alzheimer, HGG oferece serviços gratuitos



Evento acontece nesta sexta-feira, 21 de setembro, a partir das 7 horas, na Praça Abrão Rassi, localizada em frente ao hospital

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promove nesta sexta-feira, 21 de setembro, mais uma edição do projeto Saúde na Praça. Neste mês, o tema é Alzheimer, já que nesta data em todo o mundo são realizadas ações com o intuito de conscientizar a população sobre a doença. O evento, que acontece na Praça Abrão Rassi, localizada em frente ao hospital, contará com orientações dos profissionais de enfermagem, psicologia, fisioterapia, neurologia e psiquiatria. Os atendimentos abertos para a comunidade acontecerão das 7 às 12 horas.

Além das orientações com os profissionais, as pessoas que forem até o local poderão aferir a pressão e realizar o teste de glicemia. O evento contará com a presença de representantes da Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares de Goiás (ABRAZ – GO), que realiza no HGG reuniões mensais com portadores da doença e cuidadores. No projeto Saúde na Praça, os participantes vão ser orientados sobre envelhecimento saudável, com dicas essenciais também para os cuidadores.

De acordo com o psiquiatra e neurologista Leonardo Prestes, especialista em psicogeriatria, esse tipo de iniciativa contribui para chamar a atenção da população sobre a doença. “A Doença de Alzheimer é o quadro neurodegenerativo, sendo mais frequente acima dos 60 anos. Se caracteriza por perda de memória recente, ou seja, o paciente se esquece dos acontecimentos do dia a dia, com dificuldade para aprender procedimentos novos, como manipular um celular ou um controle remoto. Apesar de ser incurável, o tratamento melhora, e muito, a qualidade de vida do paciente e de todos em seu convívio. O dia dedicado ao Alzheimer contribui para conscientizar os familiares, além de toda a comunidade”, declarou.

Sobre o Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade da pessoa. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição.

De acordo com a Associação Internacional de Alzheimer, quase 44 milhões de indivíduos ao redor do mundo têm a doença. Com o aumento da expectativa de vida, as projeções apontam um crescimento significativo de casos nos próximos anos: em 2030, 75 milhões serão afetados pela doença, quantidade que deve saltar para 135 milhões em 2050.

Serviço:
Dia Mundial do Alzheimer
Quando: 21 de setembro – sexta-feira
Onde: Praça Abrão Rassi – em frente ao Hospital Alberto Rassi-HGG (Avenida Anhanguera, 6479, Setor Oeste)
Horário: a partir das 7 horas





Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS