24/09/2018 - CEAD recebe visita da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ)



Com sede em São Paulo, ADJ concentra suas atividades na conscientização e educação de pessoas com diabetes e seus familiares. Além do CEAD, as visitantes conheceram o Hospital Estadual Alberto Rassi

O Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD) recebeu na manhã de sexta-feira, 21 de setembro, a coordenadora de advocacy e consultora de projetos da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), Vanessa Pirolo e a representante da Abbott Laboratories, companhia farmacêutica norte-americana parceira da ADJ, Lúcia Helena Xavier. A visita foi guiada pelo chefe do Serviço de Endocrinologia e Diabetes do HGG, responsável pelo CEAD, Nelson Rassi, pelo diretor técnico HGG, Durval Pedroso, pela diretora de Serviços Multiprofissionais, Rogéria Cassiano, e pela diretora de enfermagem Natalie Alves.

Além do CEAD, as visitantes também conheceram o Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), Centro de Terapia Intensiva (CTI) e demais estruturas do HGG. “Para nós é muito gratificante receber essas entidades que representam um grupo de apoio para os diabéticos. Isso reforça a importância de unirmos força para conscientização da doença e o CEAD tem se tornado um modelo de tratamento para todo o país”, ressaltou o médico responsável pelo CEAD, Nelson Rassi.

Vanessa Pirolo, que também é portadora de diabetes tipo 1, esteve em Goiânia para uma palestra e aproveitou para conhecer a unidade. “Eu adorei. Nós, diabéticos, temos muita dificuldade no Brasil de encontrar toda essa estrutura e equipe multiprofissionais com atendimento gratuito como ocorre aqui. O que pude constatar nessa visita é que o CEAD é o melhor dos mundos para a realidade brasileira”, destacou.

As visitantes percorreram toda a unidade do CEAD, desde a recepção, consultórios, salas de psicologia, podologia auditório e cozinha experimental. “Conheço todos os centros de diabetes do país e acredito que o CEAD não é um modelo só para Goiás, mas para todo o Brasil. A gente percebe que há uma preocupação com a humanização para o paciente e do atendimento multiprofissional. É uma unidade de primeira linha; o tempo inteiro não imaginamos estar no SUS”, frisou Lúcia Helena Xavier.

Sobre a ADJ

Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, criada por um grupo de pais de crianças e adolescentes com diabetes, que entenderam a importância da educação em diabetes como caminho para dar mais qualidade de vida aos seus filhos. Com sede em São Paulo (SP), a ADJ concentrou suas atividades na conscientização e educação de pessoas com diabetes e seus familiares, bem como na capacitação de profissionais de saúde e na mobilização da população em geral.

CEAD
O Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD), inaugurado em julho de 2018, é uma unidade pioneira no atendimento a portadores da doença no Brasil com capacidade para atender até 2 mil pessoas por mês. Localizado na Avenida Anhanguera e região do Lago das Rosas, o CEAD oferece uma gama de serviços, entre eles capacitação de equipes e profissionais especializados, serviço ambulatorial aos diabéticos e educação continuada, com foco na reeducação alimentar para pacientes e familiares.

A estrutura possui consultórios, auditório, espaço para treinamento e para conferências presenciais e à distância, além de uma central de atendimento telefônico. Outra atividade do Centro é a promoção da educação alimentar - uma cozinha experimental para orientar pacientes e familiares de forma fácil e prática como se alimentar melhor e colaborar com o tratamento do da doença.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS