28/09/2018 - Primeiro médico de Brasília foi residente do HGG na década de 1950



Edson Porto faleceu na semana passada aos 86 anos vítima de Alzheimer e câncer. Ele atendeu os trabalhadores durante a construção de Brasília em 1956 e tornou-se referência na área de saúde

O primeiro médico da capital federal, Edson Porto, fez residência no Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG na década de 1950. O médico nasceu em Minas Gerais, mas morou em Goiânia para fazer a disputada residência em medicina no HGG. Na semana passada, aos 86 anos, Edson Porto faleceu em Brasília vítima de Alzheimer e câncer.

Durante a residência, o médico Luiz Rassi (um dos fundadores do HGG) firmou uma parceria com Novacap – companhia responsável pela construção da nova capital – e o Hospital disponibilizou o médico Edson Porto para atender aos trabalhadores em Brasília.

Trabalho em Brasília

O pediatra residiu no Catetinho e realizou os primeiros atendimentos em uma sala de apenas 9m² em um dos acampamentos na atual Candangolândia-DF. Ele realizava exames para admissão de funcionários e atendia emergências, principalmente dos trabalhadores atacados por animais peçonhentos durante o desmate do futuro Lago Paranoá.

Com informações do jornal Correio Braziliense



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS