28/09/2018 - Residentes de fisioterapia do HDT conhecem Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP) do HGG



Visita aconteceu nesta quarta-feira, 26 de setembro. As residentes conheceram a ala de cuidados paliativos e assistiram a uma apresentação sobre humanização

O Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP) do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, recebeu nesta quarta-feira, 26 de setembro, a visita de alunas residentes de fisioterapia do Hospital Estadual de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT). O grupo foi recepcionado pelo tutor da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU), o fisioterapeuta Gustavo Azevedo, pela gerente do Serviço de Fisioterapia, Joana Barbosa, e pela gerente de estágios e internato, Wagna Teixeira.

A preceptora fisioterapeuta do NAPP, Fernanda Bernardes, foi quem solicitou a visita, já que ela também atua no HDT. “O objetivo da visita técnica foi apresentar para as alunas o trabalho que é desenvolvido aqui, pioneiro, e que tem uma ala exclusiva para cuidados paliativos, além de mostrar a humanização no atendimento de um paciente com esse perfil. O HDT tem cuidados paliativos, mas não é estruturado como o do HGG”, declarou.

Na ocasião, as residentes do HDT também assistiram a uma apresentação da fisioterapeuta Vanessa Guimarães, que realizou o seu trabalho de mestrado na unidade, que leva o tema “Humanização em saúde durante a assistência hospitalar”. Vanessa explicou que ficou durante dois anos realizando a pesquisa no HGG, fazendo visitas diárias para levantamento de dados. “O meu trabalho agora está em análise de revista, mas o que posso adiantar é que atividades de humanização tem impacto positivo sim”, explicou.

A residente de fisioterapia do HDT, Thassara Marcelle não conhecia o HGG e elogiou o trabalho desenvolvido na unidade. “Foi uma experiência muito rica, porque nós vivemos uma realidade totalmente diferente. O nosso hospital é voltado para a infectologia, aqui é um hospital geral, então são perfis de pacientes totalmente diferentes. Foi muito legal ver a estruturação da equipe de cuidados paliativos, a existência de um setor voltado exclusivamente para isso”.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS