03/10/2018 - Sipat do Idtech começa com palestras informativas



Atividades vão até sexta-feira, 5 de outubro

A Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat) 2018 do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) começou nesta segunda, 1º de outubro, e vai até sexta-feira, dia 5. Entre as atividades da programação, estão previstas palestras sobre temas diversos, que abordam desde alimentação saudável a planejamento financeiro familiar.

Nesta segunda-feira, 1 de outubro, o advogado Alexandre Amui ministrou a palestra Comunicação Não Violenta no Trabalho e no Atendimento. Entre os assuntos abordados, o assédio moral foi um dos destaques. "Esta prática infelizmente tem sido recorrente no ambiente de trabalho. Ao analisar o Poder Judiciário como um todo, é possível vislumbrar inúmeras ações que discutem essa prática de, por exemplo, exigir metas abusivas, expor o trabalhador de forma contínua a situações vexatórias, entre outras. Isso causa prejuízo para a empresa, pois são ações de valores mais altos, e causa ao trabalhador, em alguns casos, doenças quase que irrecuperáveis, como depressão e Síndrome de Burnout. Por isso é importante entender e debater este assunto", ressaltou.

Já na terça-feira, 2 de outubro, a nutricionista Carla Morais ministrou palestra sobre alimentos funcionais e aproveitou para explicar o que são esses alimentos, qual o papel deles no organismo e tirar dúvidas sobre mitos e verdades da alimentação saudável. "Os alimentos funcionais começaram a ser muito falados, principalmente pela indústria alimentícia e estética, porém, eles nada mais são do que componentes presentes que conseguem ter alguma função boa em nosso organismo, além de simplesmente dar energia", explicou.

Carla destacou que a alimentação deve ser o mais natural possível, com poucos alimentos processados, como há alguns anos, para melhor absorção e variedade de nutrientes. "Na época dos nossos avós a comida era muito mais simples, trivial, com frutas e legumes da época. Não tinha nada de rebuscado, a comida era muito mais comum e as pessoas eram muito mais saudáveis. Pode se dizer que talvez se morresse mais porque a medicina ainda não era tão avançada, mas não se morria e se convivia tanto com essa quantidade de doenças crônicas, como diabetes, obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer, que tem como um de seus principais motivos a má alimentação", ressaltou.

A agente de atendimento do Teleconsulta, Thais Cristina dos Santos Lima, participou da atividade nesta terça-feira e afirmou que a palestra foi muito interessante, pois foi possível tirar diversas dúvidas sobre alimentação. "Muitas coisas que eu achei que fossem saudáveis descobri hoje que não são. Essas informações vão ajudar muito na nossa saúde, é essencial para termos uma qualidade de vida melhor. Foi muito produtivo, gostei muito", elogiou.

A programação da Sipat segue até a próxima sexta-feira. Confira abaixo:

03/10 – quarta-feira
Atividade: Palestra - Planejamento Financeiro Familiar
Palestrante: Sandra Costa (ACS)
Teleconsulta / Administração / OVG - 10h30 às 11h10

Atividade: Palestra – Prevenção na Saúde do Trabalhar
Palestrante: Fabiana Ramos (fisioterapeuta)
Teleconsulta / Administração / OVG – 14h às 14h40

04/10 – (quinta-feira)
Atividade: Palestra – NR-37 – Ergonomia e Postura no Ambiente de Trabalho
Palestrante: Ludmilla Fernandes Honório (engenheira civil)
Teleconsulta / Administração / OVG - 10h30 às 11h30 / 14h às 15h30

05/10 – (sexta-feira)
Atividade: Palestra – Motivação no Ambiente de Trabalho
Palestrante: Thais Lopes (acadêmica de psicologia)
Teleconsulta / Administração / OVG - 10h30 às 11h30 / 14h às 15h30

Atividade: Vídeo Informativo
CIAMS Novo Horizonte: 12h30 às 13h30
Profissionais: Equipe Cipa




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS