08/10/2018 - Autoexame da mama é tema de palestra no HGG



Pacientes e acompanhantes que aguardavam no Ambulatório receberam informações sobre prevenção do câncer de mama nesta quinta-feira, 4 de outubro

Seguindo a programação especial do Outubro Rosa, o Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG realizou nesta quinta-feira, 4 de outubro, uma palestra informativa sobre a importância do autoexame da mama. Pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) receberam informações sobre o tema, que foi abordado pela enfermeira da unidade, especialista em Oncologia, Wagna Teixeira Barbosa.

Wagna ressaltou que o autoexame é uma das mais importantes prevenções do câncer de mama e que deve ser feito ao menos uma vez por mês para examinar e perceber qualquer possível alteração. "Ninguém conhece melhor o nosso corpo do que nós mesmos. Então, ao menor sinal de um carocinho ou qualquer mudança, procure um médico mastologista", orientou.

A enfermeira lembrou também que, apesar de acometer mais mulheres, homens também podem ter câncer de mama e, por isso, devem se atentar para a prevenção. Ela explicou que os sintomas são bastante semelhantes tanto em homens quanto em mulheres e que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

O público tirou dúvidas e aprendeu também as técnicas do autoexame. Além disso, foi possível conferir como é a descoberta de um nódulo por meio de protótipos de mama que foram distribuídos entre os presentes.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS