10/10/2018 - Sipat do Idtech tem foco no colaborador



Atividades foram encerradas na última sexta-feira, 5 de outubro

A Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat) do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) teve programação voltada para o bem-estar dos colaboradores. O evento foi realizado de 1º a 5 de outubro e contou com várias palestras que vão tratar de assuntos como comunicação não violenta no trabalho e atendimento, alimentos funcionais, planejamento financeiro familiar, prevenção na saúde do trabalhador, ergonomia e postura e motivação no ambiente de trabalho.

Uma das palestras foi sobre prevenção na saúde do trabalhador, ministrada pela fisioterapeuta Fabiana Ramos, que falou sobre a importância da ginástica laboral. Ela explicou que esse tipo de exercício é uma forma de prevenção primária que pode evitar que os trabalhadores possam desenvolver algum distúrbio relacionado ao trabalho. "A ginástica laboral vem com essa intenção de orientá-los sobre a importância do exercício físico para prevenção dos Dorts, que são os distúrbios relacionados ao trabalho. Foram passadas dicas de exercícios simples que eles podem fazer até sentados, com o objetivo de facilitar a adesão. Além de evitar os Dorts, melhora a qualidade de vida no trabalho", explicou.

A agente de atendimento do Teleconsulta Domingas Generosa da Costa assistiu a palestra e elogiou a escolha do tema, porque está sempre atenta à ginástica laboral. "Eu tenho 60 anos e faço ginástica todos os dias. Acho que sou a única aqui que consegue colocar a mão no chão. Antes de trabalhar eu faço a ginástica laboral todos os dias", ressaltou.

As atividades da Sipat foram encerradas na sexta-feira com palestra sobre motivação no ambiente de trabalho, ministrada pela acadêmica de psicologia Thais Lopes. Ela destacou que é importante falar sobre o tema porque o emprego, por si só, gera rotina e desmotiva o trabalhador. "Fora isso, tem os fatores externos, problemas em casa que podem influenciar no rendimento do trabalhador. Estar motivado é imprescindível, pois trabalhador e empresa só têm a ganhar com isso, já que um depende do outro", disse. A acadêmica ainda elogiou a realização da Sipat e os temas abordados, pois ajudam a movimentar a rotina dos colaboradores.

A enfermeira supervisora do Teleconsulta Rafaela Tristão Mota afirmou que a Sipat 2018 do Idtech foi muito produtiva, pois abordou temas importantes para todos os colaboradores da instituição. "Achei um evento muito interessante, que trouxe muitas informações que precisávamos saber e nos tirou do ambiente de trabalho e nos mostrou que precisamos estar constantemente motivados para melhoria do nosso trabalho. A informação sempre é importante e ações como essas só melhoram nossas atividades", elogiou.

O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Eduardo Rodrigues, afirmou que os assuntos abordados durante a Sipat foram escolhidos de acordo com as necessidades identificadas entre os colaboradores. "Procuramos trazer temas para motivar todos a participarem da Sipat. O esforço para a realização do evento valeu muito a pena, porque os colaboradores vieram em peso. Foi excelente", comemorou.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS