15/10/2018 - PROADI: Em oito meses de implantação, HGG apresenta resultados positivos no Centro de Terapia Intensiva



HGG instituiu equipe técnica para coordenar o projeto inicialmente na Ala C da UTI, que tem sido capacitada e qualificada por meio de sessões de aprendizagens presenciais, virtuais e visitas técnicas promovidas pelo Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC) em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI)

Há oito meses, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG participa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde - SUS (PROADI-SUS), e está inserido no projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. Neste período, a unidade já apresentou resultados positivos nos indicadores mensais. Desde o mês de abril, a Ala C do Centro de Terapia Intensiva não apresentou nenhuma infecção primária de corrente sanguínea associada a cateter venoso central (CVC) ou infecção do trato urinário associada a cateter vesical de demora (CVD).

Quanto à pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), com exceção do mês de junho, quando foi registrado um caso, nos demais meses desse semestre a densidade de incidência se manteve em zelo por mil dias de ventilação mecânica. De acordo com a diretora de Serviços Multidisciplinares, Rogéria Cassiano, mesmo com as densidades de incidência abaixo do referencial externo e meta histórica, a equipe técnica do PROADI tem implementado várias mudanças nos cuidados aos pacientes, sempre voltadas para a prevenção das infecções relacionadas à assistência, assim como várias estratégias trabalhadas junto às equipes médicas, de enfermagem e multiprofissionais, para melhorar a adesão aos bundles implementados.

O HGG instituiu uma equipe técnica para coordenar o projeto inicialmente na Ala C da UTI, que tem sido capacitada e qualificada por meio de sessões de aprendizagens presenciais, virtuais e visitas técnicas promovidas pelo Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI).

Várias medidas de segurança e de prevenção já foram implantadas e introduzidas nos bundles de inserção e de manutenção de Cateter Venoso Central (CVC) e Cateter Vesical de Demora (CVD), assim como algumas mudanças foram implementadas no bundle de prevenção de PAV, as quais têm garantido a prestação de cuidados mais oportunos aos pacientes do CTI.

“Como as medianas das densidades de incidência de infecção relacionada à assistência a saúde (IRAS) do primeiro semestre já encontram-se em zero na ALA C, houve a necessidade de traçar novos objetivos para o projeto, como a maior adesão aos pacotes de medidas preventivas em pelo menos 95% das oportunidades e o alcance de mais de mil dias de dispositivos invasivos sem infecção”, relatou Dra. Priscilla Yoshiko Sawada, médica infectologista da SCIH, que integra a equipe técnica do projeto.

PROADI
O HGG é um dos 120 hospitais do Brasil que assumiu compromisso com a Segurança e Qualidade do Atendimento, ao ser incluído como participante do Projeto do Ministério da Saúde, que tem como objetivo, orientar quanto às melhores práticas para o cuidado da segurança do paciente nos hospitais, por meio do PROADI-SUS, em parceria com Hospitais de Excelência do país e com a participação do Institute for Healthcare Improvement (IHI).

O Projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” está sendo desenvolvido nas UTIs dos hospitais que deverão seguir os mesmos protocolos, pacotes de intervenções capazes de medir a melhoria contínua dos processos de trabalho das equipes, além da criação de um sistema de cuidado a prova de erros, com inspeção sucessiva, autoinspeção e inspeção na fonte dos cuidados.

A proposta é reduzir em 50% as principais infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) em UTI: infecções da corrente sanguínea associada ao uso de Cateter Venoso Central (CVC); Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV); e Infecção do Trato Urinário (ITU).




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS