15/10/2018 - Saúde na Praça alerta para a relação entre obesidade e câncer de mama



Evento realizado nesta quinta-feira, 11 de outubro, orientou sobre a prevenção da doença. Ação integra atividades da campanha Outubro Rosa no HGG

O Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG realizou nesta quinta-feira, 11 de outubro, mais uma edição do projeto Saúde na Praça. O tema da vez foi "Obesidade como fator de risco para câncer de mama" e foi escolhido para integrar as ações da campanha Outubro Rosa da unidade, além do Dia Mundial de Combate à Obesidade. O evento foi realizado na Praça Abrão Rassi, em frente ao hospital, e atendeu 165 pessoas durante toda a manhã.

Foram oferecidos gratuitamente os serviços de aferição de pressão arterial, teste de diabetes e cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações de nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Além disso, a equipe de mastologia orientou sobre a importância do autoexame, com instruções sobre a identificação de nódulos por meio de protótipos de mama.

De acordo com a mastologista do HGG, Érika Pereira de Souza e Silva, outubro é o mês em que todo mundo faz campanha para prevenção do câncer de mama, o que auxilia as mulheres a se cuidarem e prevenir possíveis problemas. “Além do rastreamento mamográfico a partir dos 40 anos, é importante a orientação sobre os fatores de risco , sendo a obesidade, um deles. O controle de peso, bem como o estímulo à atividade física são aliados para redução de risco”.

Maria Aparecida Ferreira participou pela primeira vez do Saúde na Praça e elogiou o atendimento que recebeu. "Foi ótimo, maravilhoso, gostei muito. Algumas informações eu não sabia e me informei melhor. Eu me consulto aqui no HGG e sempre vejo a tenda, mas nunca tive tempo para parar. Hoje consegui parar rapidinho para dar uma checada geral na saúde", disse.

"Foi maravilhoso e essas ações são muito boas para incentivar as mulheres a fazerem a prevenção, porque a gente às vezes fica na zona de conforto", afirmou Maria de Lourdes Cruz, que também aproveitou a ida à unidade para um exame e resolveu parar para participar do evento. "Acho que a gente tem que prevenir sempre, não só agora na campanha Outubro Rosa. E esse evento foi muito bom! O hospital está de parabéns em incentivar mulheres e homens a se prevenirem contra o câncer de mama", elogiou.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS