22/10/2018 - Palestra aborda importância do apoio psicológico no tratamento do câncer de mama



Usuários do AMA receberam informações sobre o tema nesta quinta-feira, 18 de outubro

O Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG promoveu nesta quinta-feira, 18 de outubro, a palestra Importância do suporte psicológico durante o tratamento de câncer de mama para usuários do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade. Pacientes e acompanhantes que aguardavam por consultas receberam informações e puderam tirar dúvidas e compartilhar histórias sobre o tema, que foi abordado pela residente em psicologia, Beatriz Santos.

Beatriz explicou que ao receber o diagnóstico da doença, a paciente muda sua visão de vida. "É uma coisa repentina, que ninguém está esperando. Então é um momento de muita angústia, medo, raiva, às vezes até revolta. As pessoas se perguntam por que isso está acontecendo com ela, brigam com a família, com Deus, mas são sentimentos esperados para pacientes que passam por esse momento", afirmou.

A residente ressaltou que o apoio psicológico é fundamental para fortalecer o paciente em tratamento, porque esse apoio visa minimizar os sintomas de ansiedade, estresse, depressão, e se adaptar à nova imagem que ela vai ter do seu corpo e até a lidar melhor com a sexualidade - uma vez que pode acontecer o medo de ser rejeitada pelo parceiro. "O apoio psicológico também vai atender essa família, ajudando a entender que todo suporte é importante para ajudar o paciente a passar pelo tratamento de uma forma menos sofrida". Beatriz reforçou ainda que praticamente todas as unidades de saúde possuem o Serviço de Psicologia, que têm o objetivo de apoiar pacientes e familiares a lidar com o tratamento da doença.

Sula Rivkah Silva assistiu a palestra e destacou que o apoio psicológico é fundamental para o paciente de uma doença grave como o câncer de mama. "Momentos assim são muito importantes porque conscientizam as pessoas. A psicologia faz parte do tratamento, porque quando a família recebe uma notícia assim é como se o chão se abrisse, a gente desaba. Essa palestra foi muito importante porque chama a atenção para o tema e nos faz refletir e perceber o quanto a família é fundamental para a recuperação da pessoa doente. Além disso, é necessário ficar atento ao nosso corpo, porque ele dá sinais quando há algo de errado e já nos leva à prevenção."




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS