30/10/2018 - Balanço semestral: HGG supera metas contratuais



Balanço do primeiro semestre da unidade apontou que a grande maioria das metas contratuais foi superada em mais de 100%

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), divulgou balanço referente ao período de janeiro a junho de 2018. Neste primeiro semestre, a unidade superou em mais de 100% quase todas as metas contratuais, que incluem atendimento ambulatorial especializado, atendimento médico, atendimento não médico, saídas hospitalares e transplantes. Além disso, no mês de agosto a unidade apresentou números bastante positivos.

O item que atingiu a maior porcentagem foi o atendimento médico, contabilizando 84.012, o que representa que entre janeiro e junho o cumprimento da meta semestral ficou em 161%. Em segundo lugar, o atendimento ambulatorial especializado contabilizou 104.063, representando 157%. O atendimento não médico ficou em 20.111, o que representa 142%. Os transplantes renais também superaram a meta. Neste período, a unidade realizou 67 transplantes, contabilizando 112% de cumprimento de meta. Foram 4353 saídas hospitalares, o que representa 91%.

O mês de agosto também precisa ser destacado. Neste período, foram contabilizadas 12.457 consultas ambulatoriais, o que equivale a 593 consultas por dias úteis de atendimento. As saídas hospitalares também apresentaram um excelente desempenho, contabilizando 823, superando em 103% a meta contratual. Além disso, foram contabilizadas 663 cirurgias realizadas neste período, que apresentou um aumento de mais de 19%, com relação ao mesmo período do ano passado.

A gestão do HGG é baseada em sistema de metas e medida por indicadores de desempenho e qualidade. Por ter sido o primeiro hospital público do Centro-Oeste a conquistar o título de acreditação hospitalar, conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o HGG passou a ser referência quando o assunto é qualidade. O processo para a conquista da acreditação hospitalar iniciou em 2012, quando o Idtech assumiu a gestão. Um ano depois, a unidade já começou a traçar metas para conseguir a certificação mudando e aperfeiçoando várias rotinas. Hoje, a unidade é acreditada no nível máximo, 3, que atesta sua excelência.

De acordo com o diretor técnico da unidade, Durval Pedroso, o hospital tem as suas equipes muito estruturadas que trabalham em conjunto para oferecer os serviços de qualidade. “Por causa de todo esse empenho de nossos profissionais, conseguimos bater as metas mês a mês. No mês de agosto, por exemplo, implementamos ações para conseguir otimizar o uso das salas cirúrgicas para atender o maior número possível de pacientes. Além disso, adicionamos o sábado como um dia de rotina para realização de alguns procedimentos”, frisou o médico.




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