01/11/2018 - Saúde do cuidador é tema de reunião da ABRAZ



Palestra da psicóloga Rafaela Teixeira Álvares durante reunião da Associação explicou a importância do cuidador manter a saúde em dia

Nesta quinta-feira, 25 de outubro, a reunião da Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares de Goiás (ABRAZ) abordou um tema bastante importante: a saúde do cuidador. A palestra ministrada pela psicóloga Rafaela Teixeira Álvares, aconteceu no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG.

De acordo com o Guia Prático do Cuidador, de autoria do Ministério da Saúde, o cuidador e a pessoa a ser cuidada podem apresentar sentimentos diversos e contraditórios, tais como culpa, medo, angústia, confusão, cansaço, estresse, tristeza, choro, medo da morte e da invalidez. Esses sentimentos podem aparecer juntos na mesma pessoa, o que é normal nessa situação. Por isso precisam ser compreendidos, pois fazem parte da relação do cuidador com a pessoa cuidada.

A psicóloga explicou para os cuidadores que é preciso estar bem para cuidar do outro. “Se o cuidador se abandona, está abandonando o paciente. É uma questão de tempo: é uma doença que não se sabe quanto vai durar. Então é preciso estar bem o tempo todo. Mesmo que o paciente tenha outra pessoa com quem ficar, você precisa chegar ao seu limite para então começar a pensar em você?”, indagou a psicóloga convidando o público para refletir.

Outra questão levantada pela profissional é que os cuidadores não podem abandonar as outras relações com filhos, amigos e cônjuge. “É importante ter paciência e não deixar de investir nessas relações, porque a gente vai precisar delas, agora, durante a doença, depois que o tempo do paciente passar. Por mais que a gente queira ficar o tempo todo com o paciente, cuidar e tomar conta de tudo, não é algo saudável para o cuidador e nem para o paciente. A gente precisa ter outros ares, outras coisas para conseguir cuidar melhor”, refletiu.

As reuniões da ABRAZ acontecem no Ambulatório do HGG sempre na última quinta-feira do mês. O próximo encontro está previsto para o dia 29 de novembro, às 20 horas.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS