09/11/2018 - Profissionais do HGG são convidados para participar da XVI Jornada Científica do CRER



Evento aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro e teve como tema “Os desafios do cuidado continuado”

Profissionais do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP) do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG foram convidados para participar nesta quarta-feira, 7 de novembro, da XVI Jornada Científica do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER). O evento, que termina nesta quinta-feira, 8, abordou o tema “Os desafios do cuidado continuado”. As geriatras Ana Maria Porto Carvas e Elisa de Oliveira Borges e o psicólogo Dimilson Vasconcelos participaram de uma mesa redonda explicando como funciona o serviço de cuidados paliativos do HGG.

De acordo com a coordenadora do NAPP, Ana Maria Porto Carvas, o intuito da participação do Núcleo foi dividir com os demais profissionais a experiência da ala de cuidados paliativos em um hospital geral. “Abordados sobre cuidados paliativos dentro da atenção terciária de um hospital geral mostrando a importância do trabalho em equipe, apresentamos dados estatísticos mostrando o número de pacientes atendidos, sendo que só em 2018, já fizemos quase 300 atendimentos”, explicou.

A geriatra explicou ainda que apresentou os dados fazendo uma abordagem trazendo para a realidade do Crer. “Muitas vezes a pessoas se enganam ao pensar que cuidado paliativo é aplicável apenas para pacientes com câncer. Nossos dados mostram que a incidência para doenças crônicas como sequela neurológica pós-AVC, doenças neurodegenerativas, síndromes demenciais, esclerose lateral amiotrófica, são bastante prevalentes, que acaba sendo o perfil do Crer. Explicamos sobre a importância da abordagem familiar, o acolhimento da família, de ter uma equipe capacitada para lidar com esses pacientes e o enfrentamento da morte. Foi muito produtivo”, declarou.

Cuidados Continuados

A terapeuta ocupacional do HGG, Anna Paula Hirako também foi convidada para participar da XVI Jornada Científica do (CRER). Ela ministrou a palestra “Adaptações Funcionais nos Cuidados Continuados” para os profissionais que participaram do evento. “Falar sobre Terapia Ocupacional e nossa atuação nos cuidados continuados é um prazer. Dividir minha experiência e assim multiplicar o conhecimento faz com que nossa profissão se fortaleça”, declarou Anna Paula.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS