19/11/2018 - Diabetes é tema de palestra no AMA



Atividade alusiva ao Dia Mundial do Diabetes aconteceu na manhã desta quarta-feira, 14 de novembro, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do HGG

Para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do diabetes, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promoveu na manhã desta quarta-feira, 14 de novembro, uma palestra para os pacientes que aguardavam por consulta no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA). A residente da especialidade de endocrinologia, Fernanda Barra Franco, tirou as dúvidas do público, explicando o que é a doença, formas de prevenção e tratamento.

De acordo com Fernanda, o diabetes é uma doença que pode apresentar várias complicações. “A hiperglicemia crônica pode trazer prejuízos à saúde como acometimento da retina dos olhos podendo levar à perda da visão, doença renal crônica podendo levar para a hemodiálise, acometimento dos nervos periféricos, que pode causar dor, formigamento, câimbras, pode acometer o coração, podendo levar ao infarto, e também pode causar AVC”, alertou.

Na maioria dos casos, a quadro inicial de diabetes é assintomático, sendo necessário a prevenção. “Pacientes com fatores de risco como obesidade, histórico familiar, hipertensão, sedentarismo, devem fazer o acompanhamento regularmente. Agora para prevenir é importante fazer atividade física, três vezes por semana, manter uma dieta saudável evitando refrigerante, doces, frituras e carboidratos brancos”, explicou.

A aposentada Maria de Lourdes Siqueira participou da atividade que ocorreu em alusão ao Dia Mundial do Diabetes. Ela explica que não tem a doença, mas tem casos na família. “Eu sempre fico alerta. Esses dias eu estava com a boca seca e já fui logo procurar ajuda médica para saber o que era. Eu morro de medo de ter diabetes, por isso eu cuido bastante”, revelou.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS