28/11/2018 - Estudantes viram “sombra por um dia” de profissionais do HGG



Iniciativa, que teve pela a parceria do hospital pela quinta vez, proporciona aos jovens a chance de conhecer o dia-a-dia de um profissional atuante na área de formação almejada

Quando o aluno está cursando o ensino médio, muitas vezes pode aparecer a dúvida: vou prestar vestibular para qual área? Com o intuito de auxiliar jovens nesta decisão, a Junior Achievement Goiás, promove o projeto “Empresário sombra por um dia”, em que proporciona aos jovens a chance de conhecer o dia-a-dia de um profissional atuante na área de formação almejada, podendo assim, ter uma visão mais ampliada sobre o exercício da profissão.

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG é parceiro dessa iniciativa e nesta quarta-feira, 22 de novembro, pela quinta vez recebeu alunos do projeto. A tutora em enfermagem da residência em endocrinologia e integrante da diretoria de ensino e pesquisa do HGG, Lucyana Silva Luz recebeu os estudantes e explicou sobre a Norma Regulamentadora (NR-32), que preconiza a segurança e a saúde de quem circula em hospitais, além de outras orientações importantes. Em seguida, realizaram uma visita técnica pelo hospital, finalizando com cada aluno sendo “sombra” do profissional de seu interesse.

Isabela Gonçalves de Queiroz tem 16 anos e estuda no Sesi Campinas. Após conhecer as dependências do HGG, ela fez questão de elogiar. “Achei emocionante porque a gente adquire experiência. Se a gente tem um lugar que pode visitar e conhecer melhor, a gente pode especializar na área que a gente deseja, gerando um conhecimento para direcionarmos à nossa faculdade. Pretendo fazer medicina com especialização de cirurgia plástica. É uma coisa que eu gosto e fiquei feliz em poder estar aqui acompanhando de perto os profissionais”, explicou.

Com 17 anos e estudante do Instituto Federal – Campus Goiânia, Brenda Paulina começou a mudar de ideia após conhecer a ala de Cuidados Paliativos no HGG. “Eu sempre estive em hospital, mas com a visão do paciente. Acho que foi uma oportunidade muito bacana, nem todos tem essa oportunidade. Estou gostando muito, aprendi muito. Eu gostei dos cuidados paliativos, era algo que eu nem sabia que existia, e pretendo pesquisar mais sobre e quem sabe algum dia trabalhar em alguma especialidade dentro dela. Antes da visita eu queria algo dentro de ortopedia, obstetrícia, mas acho que fiquei encantada com outras coisas”, revelou.

No total, 16 alunos de várias escolas da capital se dividiram entre os profissionais da área de cardiologia, neurocirurgia, ginecologia, nutrição, fisioterapia, clínica médica, entre outros. Para Lucyana, o projeto “Empresário Sombra por um dia” proporciona aos estudantes a oportunidade de conhecerem uma unidade hospitalar e a rotina profissional da qual lhes interessam, e o HGG fazer parte disso é muito gratificante. “Acredito que é uma experiência enriquecedora. Estes estudantes fazem parte dos futuros profissionais e auxiliá-los a esclarecerem suas dúvidas é realmente gratificante”, declarou.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS