29/11/2018 - Hemocentro comemora arrecadação de 742 bolsas de sangue na Semana do Doador de Sangue



Com o tema Hemocentro Itinerante, a unidade móvel esteve em diversos pontos da capital recebendo pessoas que desejassem doar

Neste domingo, 25 de novembro, foi celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue Voluntário, e para comemorar a data o Hemocentro realizou uma campanha de arrecadação durante toda a semana, com intuito não apenas de aumentar o estoque de bolsas de sangue, mas também conscientizar a população sobre a importância da doação para salvar vidas.

O estoque, que no início da semana se encontrava com apenas 100 bolsas teve um incremento de 742 bolsas captadas ao longo da semana com as ações da campanha, um número considerado excelente, segundo a coordenadora de captação do Hemocentro, Kamilla Alves Leles. “Esta ação foi de extrema relevância, pois iniciamos a campanha com menos de 100 bolsas em estoque e com a proximidade do mês de dezembro, em que a captação diminui consideravelmente pelo período de férias, e a demanda cresce pelo aumento no número de acidentes, encerrar com um saldo positivo assim nos deixa animados e confiantes”, avaliou, reiterando que mesmo com o fim das comemorações, o trabalho segue “Continuamos contando com a presença dos doadores”.

Com o tema Hemocentro Itinerante, a unidade móvel esteve em diversos pontos da capital recebendo pessoas que desejassem doar sangue, além das captações realizadas na sede da instituição. O foco da ação foi ir ao encontro desses voluntários que, por falta de tempo e oportunidade, não estão indo realizar a sua doação. Durante ação no Parque Flamboyant, no domingo (25) em conjunto com o Hospital Araújo Jorge, Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), seção Goiás, e Comando de Operações Especiais, foram arrecadadas 30 bolsas.

O comandante de operações especiais do Exército Mário Fernandes, esteve durante a manhã para realizar a sua doação e falou sobre a importância da ação. “Todas as nossas instituições e a sociedade têm que participar de iniciativas como esta que visam o bem estar e a saúde coletiva. A doação de sangue é importante, os bancos de sangue sempre estão precisando, e as forças armadas sempre buscaram atender essas demandas emergenciais e porque não nós, de forma individual, atender também”.

Entre as doações do domingo esteve a do estudante César Cabus, de 18 anos, que realizou sua primeira doação de sangue. “Eu moro aqui na frente e minha mãe estava fazendo caminhada, viu o ônibus, e sabia que sempre foi meu sonho doar sangue e eu vim. Eu acho importante e não custa nada ajudar ao próximo. Eu tenho caso na minha família de alguém que precisou de sangue e ainda outra que a pessoa precisou e não conseguiu”.

No sábado (24), a 5º edição do Doe Sangue ao Som do Rock, a ação realizada pelo Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, em parceria com o Hemocentro, arrecadou apenas durante a manhã 98 bolsas de sangue. O evento contou com apresentação de duas bandas voluntárias e o apoio de mais de 30 motoclubes, que levaram seus participantes para doar sangue, unindo a paixão pelo rock à solidariedade.

Fechando as atividades da Semana do Doador, foi realizada a 4ª etapa do Campeonato Goiano de Superbike, que estimulou a doação de sangue por meio da ação Motociclista Voluntário, em uma iniciativa da Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG) e Detran-GO. Quem doasse ao longo da semana, tinha à disposição quatro ingressos para comparecer ao evento.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS