17/12/2018 - Mais de 50 músicos se apresentam na segunda semana do Sarau do HGG especial de Natal



Musical Clave de Sol e Bel Canto, Coral de Servidores da Affego, Elen Lara e Grupo Cantoria passaram pelos corredores do hospital entre os dias 10 e 13 de dezembro

Compartilhar o dom e fazer o bem foi o que moveu dezenas de músicos que se apresentaram na segunda semana do Sarau do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG especial de Natal. Na segunda-feira, 10 de dezembro, a unidade recebeu o Musical Clave de Sol e Bel Canto para uma verdadeira cantata de natal. Entre teclado, saxofone e trompete, surgiram vozes marcantes que entoaram hinos natalinos, com mensagens de fé e otimismo. A plateia boquiaberta teve a oportunidade de presenciar um espetáculo que, muitas vezes remetia, às clássicas apresentações da Broadway.

Treze músicos e mais equipe técnica foram responsáveis por um belo show que contou com solos, duetos e muita emoção. A costureira Dalvina de Paula e Silva não conteve o choro. Internada para realização de uma cirurgia no útero, ela elogiou a iniciativa. “Gostei muito, tenho um filho que está fora e hoje ele me ligou perguntando o que eu estava fazendo no hospital. Agora vou ligar para ele e dizer: meu filho eu cai no lugar certo. Aqui é um hospital de primeiro mundo. Gostei de tudo, desde o Sarau, da comida e até a hospitalidade das pessoas que falaram comigo”, declarou a paciente emocionada.

Responsável pelo Musical Clave de Sol, Eduardo Alfaix explicou que se apresentou pela primeira vez em uma unidade de saúde e agradeceu o convite. “Quando recebemos o convite, nós ficamos muito felizes com o coração cheio de alegria, por pensar que levaríamos um pouco de alento para vocês. Eu já tive a experiência de acompanhar um ente querido no hospital, o meu pai ficou internado por nove meses e, neste período, nós conhecemos verdadeiros anjos, que Deus deu o nome de enfermeiras. Ficamos muito felizes e esperamos voltar outras vezes”, disse.

Ilana Mendes que coordena o grupo Bel Canto e que se apresentou juntamente com o Musical Clave de Sol também explicou que teve uma experiência diferente. “A gente vem achando que vai trazer alegria para os pacientes, mas tenho certeza que nós é que saímos transformados. A gente vê que a nossa dificuldade e o nosso problema é pequeno diante do que vocês estão passando aqui, sem poder sair para resolver a própria vida e, às vezes, a gente reclama, e vendo vocês aqui a gente sabe que é difícil”.

Na terça-feira, 11 de dezembro, foi a vez do Coral dos Servidores da Affego (Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás) pisar no palco do Sarau mais uma vez. Músicas como “Chalana” e “Bem-te-vi”, embalaram o fim de tarde dos pacientes, acompanhantes e colaboradores. Mais de 20 coralistas participaram da apresentação, incluindo o próprio presidente da Affego, Wilmar Nunes Pinheiro. “Participar do Coral é muito bom porque acaba com o sedentarismo e traz mais alegria para nós. E nós estamos com esse projeto apresentando em hospitais e para nós é uma satisfação muito grande. Hoje eu vi uma senhora cantando e chorando, fiquei muito encantado”, declarou.

O pernambucano Dirceu Vaz do Nascimento sentou na primeira fileira de cadeiras para assistir a apresentação. Internado há mais de uma semana para tratar uma pneumonia, ele relata que as atividades de humanização do hospital auxiliam na recuperação de quem está internado. “Eu gostei de todas as apresentações. Foi muito bom e ajuda a gente a sair um pouco do quarto e ajuda a distrair. Quando a gente fica acamado, a doença pega a gente mais rápido”, declarou o aposentado que desfila pelo hospital exibindo uma bengala estilosa. “Veio lá de Petrolina especialmente pra mim. É feita de guatambu”, explicou.

Parceira de longa data do projeto, Elen Lara se apresentou juntamente com o Grupo Cantoria nesta quinta-feira, 13 de dezembro. Cerca de 15 coralistas entoaram canções natalinas para o público. Escolhida a dedo para encerrar a apresentação, a música “Marcas do que se foi”, emocionou a plateia, que, ao final, recebeu abraços e apertos de mãos do grupo, desejando um feliz natal a todos. “Eu quero agradecer o convite, porque faz muito bem para nós. Trazer um pouco de alegria e a mensagem do Natal, para nós é muito gratificante. Eu confesso que eu venho aqui de coração aberto e saio muito feliz”, declarou a musicista para os pacientes.

A aposentada Alvina Camargo fez questão de registrar tudo no celular e mandar para a filha que mora na Europa. “Eu achei tudo lindo demais. Essa foto vai longe, vai lá para a Europa. Quero mostrar para a minha filha o tratamento que irmão dela está recebendo aqui”, declarou. No dia 17, é a vez do Coral Encantos de Goiás, que é formado por profissionais do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO). Finalizando a programação natalina, o HGG recebe a harpista Aline Araújo e o Trio de Cordas que prometem encantar os pacientes na semana que antecede o Natal.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS