20/12/2018 - Circuito da Cidadania com temática cultural atrai a atenção dos adolescentes do Case de Anápolis



O projeto realizado durante a primeira quinzena de dezembro contemplou ações de saúde, esporte, recreação e cultura. Jovens apoiaram a iniciativa

O que parecia ser mais um dia comum para os adolescentes que cumprem medidas de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Anápolis, a sexta-feira, dia 14 de dezembro, terminou com um show de ilusionismo e abertura da primeira exposição “Arte no Case”. As atividades encerraram o Circuito da Cidadania que contemplou projetos de saúde, esporte, lazer e cultura envolvendo os adolescentes em conflito com a lei e os colaboradores da unidade durante a primeira quinzena de dezembro.

A última etapa do Circuito, com a temática cultural, reuniu no auditório do Case de Anápolis cerca de 40 adolescentes, além dos colaboradores e professores. O projeto foi uma iniciativa do Instituto do Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social que administra o Case desde 1 de agosto de 2018.

Exposição

As atividades iniciaram às 16h com abertura da exposição “Arte no Case”, que reuniu 22 obras de arte produzidas pelos adolescentes que participam semanalmente de uma oficina de pintura sob a orientação da professora de artes e história Adna Gomes, vinculada à Escola Estadual Elias Chadud, que funciona dentro do Case. A diretora da Escola, Edelzina Pereira Nascimento, uma das convidadas do evento disse que os adolescentes são verdadeiros artistas. “Fiquei encantada com as obras. Realmente o trabalho que está sendo desenvolvido aqui dentro da unidade vai ficar para a história. A gente consegue perceber a emoção em cada uma das telas”, destacou.

Para o jovem Pedro Henrique*, que teve duas obras expostas durante o evento, a oficina de arte é um momento de relaxamento, mas também proporciona conhecimento e teste de habilidade. “É muito bom, porque é ruim demais ficar só dentro do alojamento e quando saímos para a aula de arte conseguimos treinar a pintar, relaxando a mente dos problemas. É uma oportunidade para desabafar e expor os sentimentos na tela de pintura”, disse.

Ilusionismo

Após a apreciação das obras de arte, todos os participantes assistiram ao show de mágica e ilusionismo com Hawey Ilusionista, que prendeu a atenção de todos do início ao fim do espetáculo. “Foi muito louco, fiquei com vontade de aprender para ser um mágico também. A mágica que desapareceu a garrafa de refrigerante foi a que eu mais fiquei intrigado. Os truques foram demais e gostei muito da tarde boa que a gente passou aqui hoje. Nunca tivemos isso no socioeducativo e tomara que tenhamos sempre”, sugeriu um dos adolescentes que cumpre medida de internação na unidade.

Atuando como mágico profissional desde 2010, Hawey apresentou um show enigmático e conseguiu surpreender os participantes. “Eu vi que consegui tocar muito esses adolescentes, eu entrei no estilo deles, percebi o envolvimento e o impacto dos truques no olhar de cada um. Acredito que para eles foi um dia marcante e espero que a mensagem repassada aqui hoje entre no coração de todos”, ressaltou.

O Circuito

Desde o dia 1 de dezembro, os 45 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Case de Anápolis estão participando do primeiro Circuito de Cidadania. O objetivo do projeto pensado pela equipe do Idtech, visa promover a socialização na base de todas as ações executadas na unidade e oportunizar aos adolescentes aprendizagem, conscientização, prevenção em saúde, promoção da cultura, esporte, inclusão e o convívio social.

O Circuito foi realizado em três etapas em diferentes dias, abrangendo atendimento nos eixos de Saúde, Esporte e Cultura. No dia 1 de dezembro os adolescentes participaram do Circuito no eixo da saúde e receberam atendimentos médicos, ambulatoriais, palestras educativas e atualização do calendário de vacinas. No dia 8 de dezembro, os internos participaram de um circuito esportivo com competição de futsal e apresentações de karatê e judô.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS