26/12/2018 - RUTE promove interação do HGG com profissionais de outros estados



Há um ano inserido da Rede Universitária de Telemedicina, profissionais do HGG já participaram de 46 conferências

Há um ano, os profissionais do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG passaram a contar com uma nova ferramenta para crescimento científico: a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). No primeiro semestre de 2018, houve 23 transmissões e 106 presenças de participantes do HGG. No segundo semestre, até a primeira quinzena do mês de novembro, houve 23 transmissões em que 82 profissionais participaram.

O objetivo da RUTE é estimular a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs), promovendo sessões, por videoconferência ou webconferência, para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações à distância.

As datas dos encontros são sistematizadas e definidas pela unidade propositora no ato de criação do SIG. As reuniões dos Grupos de Interesse Especial (SIGs), são realizadas no 5º andar do HGG, na sala denominada Sala RUTE, equipada e estruturada para esta finalidade. O HGG é inscrito na rede na categoria de “Participantes”, entretanto ocorreram participações efetivas de integrantes da especialidade Pneumologia com apresentação de casos clínicos. Também em 2018, houve uma participação efetiva no SIG Terapia Ocupacional em Hospitais Universitários - HUs e Cuidados Paliativos.

A terapeuta ocupacional do HGG, Anna Paula Hirako, ministrou uma aula no mês de outubro e avalia como positiva essa interatividade. “Abordei sobre os projetos de humanização do HGG como Sarau, Oficina de Arte e Capelania, que estão inseridos nas Políticas de Humanização do SUS. Desde que o hospital passou a participar da RUTE, eu fiquei muito encantada porque são pessoas de todo o País discutindo sobre assuntos relevantes da terapia ocupacional, promovendo educação continuada. Nós interagimos e aprendemos com as experiências dos colegas, tentando melhorar a qualidade do atendimento de cada serviço”, relatou.

A gerente do Serviço de Fonoaudiologia do HGG, Vanessa Américo, explica que a ferramenta promove interação entre profissionais de todo o País. “O nosso SIG é especificamente de deglutição e disfagia. Dentro desse tema, nós podemos abordar vários assuntos como novas técnicas, o que os outros profissionais têm usado que tem maior eficácia e o que nós estamos usando. É uma oportunidade para interagirmos com colegas do Brasil inteiro”, explicou.


Sobre a Rute

A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

Informações completas sobre os SIGs estão disponíveis em: http://rute.rnp.br/sigs. As participações em SIGs requerem inscrições antecipadas junto a Diretoria de Ensino e Pesquisa do HGG, onde funciona a Coordenação local bem como os recursos técnicos operacionais. Contato 3209-9981 e 3209-9895, e-mail: hgg.direp@idtech.org.br e hgg.biblioteca@idtech.org.br.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS