26/12/2018 - Emoção e alegria marcam a 6ª edição do projeto Comunicadores da Alegria



Nesta quinta-feira, 20 de dezembro, jornalistas de vários veículos de imprensa da capital percorreram os corredores do HGG levando alegria para os pacientes da unidade

Com o intuito de levar alegria para os pacientes internados, um grupo de jornalistas da imprensa goiana esteve no Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, na manhã desta quinta-feira, 20 de dezembro. Esta foi a 6ª edição do projeto Comunicadores da Alegria, que recebeu 25 jornalistas de diversos veículos de TV, rádio, impresso e portais de notícias da capital. Ao invés de microfones, blocos de anotação e gravadores, os jornalistas usaram nariz de palhaço, perucas e vários adereços divertidos.

Antes de visitarem as enfermarias e Centro de Terapia Intensiva, os comunicadores receberam maquiagem especial e jalecos, que remetem ao ‘Doutores da Alegria’, utilizando da paródia do palhaço que brinca de ser médico no hospital. Acompanhados do cantor e compositor goiano Marcelo Pardhal, e dos palhaços do Circo Lahetô, o grupo se dividiu nas enfermarias, conversando com pacientes, cantando, e levando muita alegria e emoção.

Com lágrimas nos olhos, a paciente Luciene Mariano Borges, que está há vinte dias internada, explicou que o choro não era de tristeza, e sim de emoção. “Eu achei a visita maravilhosa. Estou chorando mesmo é de emoção e felicidade por saber que ainda existem pessoas que lembram da gente. Tiram um tempinho de suas vidas e vem até aqui trazer alegria para nós”, declarou.

A cada andar, uma surpresa. Na clínica cirúrgica, os aniversariantes da semana foram presenteados com um “Parabéns pra você”. Onírio Nélio Gondim fez aniversário há dois dias e agradeceu pela homenagem. “Estou internado porque vou passar por uma cirurgia de hérnia. E gostei bastante de toda essa movimentação. Nós precisamos disso, aliás, o mundo precisa de mais alegria”, relatou. Já Amaratan Lopes Félix fez aniversário nesta quarta-feira, 19, e também aprovou. “Ontem eu ganhei um bolo das enfermeiras e hoje esta homenagem. Estou muito feliz”.

Na ala de Cuidados Paliativos, o senhor João Batista da Silva recebeu os Comunicadores com um sorrisão no rosto. Com dificuldades na fala, o idoso agradeceu os jornalistas. “Eu sou o mais famoso daqui. Sou bonito, cheiroso e gostoso”, brincou. E completou dizendo que se pudesse levantar da cama, seguiria o grupo cantando e levando alegria para os outros pacientes.

O projeto Comunicadores da Alegria nasceu com o objetivo de apresentar a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) para os formadores de opinião do Estado e proporcionar momentos de emoção e divertimento aos pacientes, que, por vezes, se encontram em longo período de internação. Para o repórter da PUC TV, Renato Oliveira, a iniciativa proporciona momentos de alegria para ambos os lados. “Ficamos muito alegres quando entramos no quarto e percebemos que os pacientes que estavam com a expressão fechada, mudam e nos recebem com um sorriso. Em vários momentos eu precisei me segurar para não chorar”, declarou.

Estreando no Comunicadores, o jornalista do O Popular, Caio Henrique Salgado, ficou surpreendido com a experiência. “É mais emocionante do que eu imaginava. Os colegas já tinham me contado como é participar, mas é muito bom ver como as pessoas ficam felizes e isso acaba contagiando a gente de uma maneira muito especial. A gente vê que as pessoas estão passando por dificuldades, e repensa o que a gente encara como dificuldade na vida”.

Também participando pela primeira vez, o jornalista Frank Martins, do O Popular Online, também agradeceu o convite. “Foi um prazer imenso participar. Cada um pode colaborar de alguma forma e geralmente no fim de ano tem toda uma energia positiva, essa vibe boa. É preciso pensar nas pessoas que estão passando por dificuldades, mas não só pensar, é fazer também. Nós nos emocionamos juntos e existe uma troca de energias boas”, explicou.

Participantes

Ana Cláudia Rocha (O Popular), Arthur da Paz (Diário da Manhã), Beto Brasil (TV Goiânia), Caio Henrique Salgado (O Popular), Carolina Pessoni (A Redação), Dayse Rodrigues (Daqui), Edna Barbosa (Rádio Paz), Eurico Barbosa (TV Record), Fabiana Pulcineli (O Popular), Fabíola Rodrigues (Tribuna do Planalto), Frank Martins (O Popular Online), Galtiery Rodrigues (O Popular), Ingryd Bastos (TV Record), Jakeliny Mendonça (TV Record), Johny Cândido (Site Caneta e Café), Juliana Barcelos (RBC), Michelle Bouson (TV Brasil Central), Nathan Sampaio (Jornal Opção), Pedro Couto (Rádio CBN), Petras de Souza (Rádio Sagres 730), Renato Oliveira (PUC TV), Tatiane Fernandes (Revista Ludovica), Taynara Borges (O que Rola), Ulisses Aesse (Diário da Manhã), Valéria Barbarotto (Ludovica).




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS