28/12/2018 - Confraternização e Oficina de Pintura encerram programação com idosos nos Jardins do Cerrado



Cada membro do grupo recebeu uma caixinha com chocolates e uma mensagem de Feliz Natal

Para encerrar as atividades desenvolvidas ao longo do ano nos Residenciais Jardins do Cerrado, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) promoveu duas atividades para o grupo de idosos atendidos pela organização social. A primeira aconteceu no dia 11 de dezembro e marcou o encerramento das atividades da Oficina de Pintura em Tecido.

“Esta atividade visa o desenvolvimento de uma prática que traz vários benefícios às pessoas da terceira idade, como o preenchimento do tempo e ocupação da mente com atividade produtiva e prazerosa, entretenimento, exercício do raciocínio. Para alguns dos membros do grupo, as oficinas serviram para aumentar a renda, por meio da comercialização dos trabalhos manuais que ensinamos a fazer. Percebemos também a satisfação dos idosos ao participarem das oficinas. Isto é muito gratificante e nos garante a certeza de que estamos no caminho certo”, declarou a gerente do Serviço Social, Sandra Costa.

Já a confraternização do grupo aconteceu no dia 18 de dezembro. Na ocasião, foi proporcionado um momento de espiritualidade, em seguida, foi distribuído um formulário individual para que os idosos fizessem uma avaliação do ano 2018 e sugerissem atividades para 2019. “É muito importante atendermos o interesse da comunidade para o alcance dos resultados esperados. Cada membro do grupo recebeu uma caixinha com chocolates e uma mensagem desejando Feliz Natal e levaram para os idosos que não puderam comparecer por problema de saúde ou viagem”, explicou.

Programa Social

O Idtech desenvolve um programa social com o grupo de idosos dos Residenciais Jardins do Cerrado desde julho de 2013. Por meio de atividades culturais, ecológicas, lúdicas, de entretenimento, de informações e orientações, visitas domiciliares das técnicas sociais aos idosos, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e de geração de trabalho manual e renda. Este Programa Social já fez e continua fazendo a diferença na vida dessas pessoas, tendo em vista a falta de políticas públicas adequadas à terceira idade no empreendimento habitacional onde residem, o qual localiza-se próximo a rodovia que vai para a cidade de Trindade-Goiás, ficando distante do centro urbano, dificultando a locomoção dos idosos e contribuindo para o isolamento deles.

Além disso, foi desenvolvido também um trabalho de formação de uma rede social entre os idosos, onde a integração foi o ponto chave para que façam visitas domiciliares aos seus companheiros de grupo, onde um faz companhia ao outro, um acompanha o outro quando precisam ir ao centro da cidade ou quando vão ao médico, fazer exames, etc. “O objetivo desta rede social é promover o bem estar dos idosos, para que tenham companhia no dia a dia, contribuindo para diminuir o sentimento de solidão e isolamento. Os idosos atendidos afirmam que esta rede social é de fundamental importância na vida deles, tendo em vista que a maioria dos familiares encontra-se muito distante e que um vizinho faz toda a diferença nas situações em que precisam de ajudas emergenciais”, explicou Sandra.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS