10/01/2019 - Oficina de Arte do HGG é tema de trabalho de conclusão de curso na UFG



Alexandre Liah apresentou na UFG, no dia 18 de dezembro, o trabalho de conclusão de curso, que abordou o tema “Arte como formação, mediação e inclusão”

O artista plástico Alexandre Liah, que atua como professor voluntário na Oficina de Arte do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na Universidade Federal de Goiás (UFG), no último dia 18 de dezembro. Aluno do curso de Artes Visuais, Liah abordou o tema “Arte como formação, mediação e inclusão”, que apresenta um estudo dos trabalhos realizados por ele, que levam a arte para ambientes não formais, inclusive, para o ambiente hospitalar. O trabalho foi aprovado pela banca com nota máxima.

De acordo com Liah, há muito tempo ele trabalha com esse tipo de iniciativa, que é levar a arte para as pessoas que não tem fácil acesso, e este trabalho permitiu que ele realizasse um estudo sobre isso. “No meu TCC eu conclui que é preciso fazer um trabalho que ofereça alternativas, abordagens diferentes, para criar possibilidades para pessoas que nunca tiveram acesso ao “fazer artístico”. O HGG faz o seu papel brilhantemente, porque a maioria dos meus alunos aqui, no caso os pacientes, nunca tiveram contato com uma tela antes. E este trabalho auxilia na recuperação deles”, explicou.

Alexandre Liah é professor da Escola de Artes Visuais (EAV), e atua na Oficina de Arte do HGG desde a sua primeira edição, que aconteceu há cinco anos. Em parceria com o Serviço de Terapia Ocupacional, as Oficinas acontecem quinzenalmente no Jardim da unidade, e proporcionam momentos de lazer e distração para os pacientes internados. “Percebo que aqui no HGG os pacientes voltam melhores para as enfermarias, existe uma boa aceitação do público. Muitos pacientes já me procuraram fora daqui para continuar fazendo um curso de pintura. Já vivi muitas experiências marcantes aqui de pessoas que chegaram e transportaram para a tela o que estava no inconsciente. Esse trabalho além de ajudar a elevar a autoestima, contribui para despertar esse potencial artista que existe dentro de cada um”, finalizou.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS