Goiânia, 29 de junho de 2017    




Complexo Regulador





O que é?

É um serviço ligado ao Departamento de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde que orienta e organiza o fluxo de pacientes de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). Outra atribuição do complexo é a regulação de vagas para consultas e exames especializados para pacientes da Capital e de municípios pactuados. É integrado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pela Central de Regulação de Vagas.


Localização

Avenida E, Quadra B-4, Lotes 1/6, Jardim Goiás, Goiânia-Goiás [ver mapa]

Telefones

Sede - (62) 3524-1580 (62) 3524-1580 , (62) 3524-1748 (62) 3524-1748
Samu - 192 (exclusivo para usuários)


Horário de expediente

24 horas


Como funciona

O Complexo Regulador cuida da movimentação dos pacientes de urgência dentro da rede municipal de saúde e do gerenciamento das vagas para consultas especializadas para pacientes da capital e do interior (municípios pactuados).


Benefícios

• Aproveitamento racional da capacidade de atendimento de urgência ofertado pelas unidades da rede pública (incluindo o Hospital das Clínicas), filantrópica, e privada da capital.
• Maior agilidade no atendimento pré-hospitalar, assegurando que o paciente (socorrido pelo Samu ou atendido nos serviços de emergência dos Cais e Ciams) encontre o hospital onde deverá ser internado pronto para recebê-lo.
• Movimentação do paciente na rede, com a busca de vagas para que o doente que precisa ser transferido saia da unidade de origem já com a vaga assegurada no hospital para o qual foi encaminhado.
• O médico regulador passou a ter controle absoluto sobre a triagem do usuário. É ele quem decide, com base nas características de cada leito ofertado e na capacidade da equipe técnica do hospital, para onde este será encaminhado.
• Redução do risco de sequelas e/ou morte, desde o atendimento inicial até a internação do usuário.
• Direcionamento da capacidade de atendimento de emergência para o paciente grave, que realmente precisa ser assistido.
• Monitoramento informatizado dos leitos para internação emergencial, o que permitirá o mapeamento da capacidade de atendimento em tempo real, com a separação por especialidade e sexo.
• Regulação das vagas para consultas especializadas.
• O Complexo é interligado de forma on-line com os hospitais, o que permite o aproveitamento dos leitos em tempo real à sua liberação.


Histórico

O sistema de internação foi implantado em 2008, pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Setor de Informática da Assessoria de Planejamento do órgão, em parceria com a Companhia de Processamento de Dados de Goiânia (Comdata). Em 2009, implantou sistema eletrônico de encaminhamento de usuários entre as unidades básicas e de referência, para diagnóstico e avaliação com especialista.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700