24/06/2020 - 23/06/2020 - Hemocentro inicia coleta de plasma de pessoas curadas da Covid-19 (TV Metrópole - Jornal Metrópole)



https://www.youtube.com/embed/t98DCr-M3zQ

O Hemocentro de Goiás, sob orientação da Secretaria de Estado da Saúde, inicia nesta semana a coleta de plasma convalescente para um projeto de pesquisa sobre a COVID-19, aprovado pela Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep). É o primeiro estudo do gênero realizado em instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de Goiás. Aproximadamente cem pessoas curadas de Covid-19 terão seu plasma coletado para avaliar o desenvolvimento de anticorpos contra o vírus. Um outro estudo, ainda em fase de análise na Conep, prevê a aplicação deste plasma no tratamento de pacientes da doença em estado grave.
Capitaneado pela hematologista do Hemocentro Coordenador, Maria do Rosário Ferraz Roberti, pela diretora médica da Hemorrede Pública de Goiás, Alexandra Vilela Gonçalves, e pelo pneumologista Marcelo Rabahi, coordenador de Ensino e Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social responsável pela
administração do Hemocentro, o projeto conta com a participação de 12 profissionais da saúde das mais diversas áreas de atuação. A pesquisa foi elaborada tendo como base estudos que demonstraram benefício desta forma de tratamento em infecções virais graves, sejam na pandemia de H1N1 e na atual pandemia de Covid-19. Os estudos levantam a hipótese que a administração de plasma convalescente contendo anticorpo neutralizante contra o vírus possa trazer uma recuperação mais rápida no estado clínico dos pacientes. No entanto, ainda é uma modalidade de tratamento que requer comprovação científica de sua real eficácia.

Doadores
Os critérios de doação são que a pessoa tenha idade entre 18 a 60 anos;
peso igual ou acima de 65 Kg; no caso do sexo feminino, é necessário que não tenha gestações prévias; além de ter sido diagnosticado com infecção por coronavírus e estar sem sintomas há mais de 14 dias. Os interessados podem entrar em contato com o Hemocentro pelo e-mail plasma.hemocentro@idtech.org.br ou pelo telefone 3201-4101.

Link de divulgação da TV Metrópole, exibido no dia 24/06/2020, no Jornal Metrópole.

#hemocentro #pesquisacomoplasma #covid19 #doeplasma #doesangue





Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS