Goiânia, 29 de maio de 2017    




Notícias

(20/04/2017) Celmo Celeno Porto abre curso de Metodologia Científica do HGG

Professor Emérito da Universidade Federal de Goiás proferirá palestra de abertura nesta segunda-feira, 24 de abril, às 19 horas

A Diretoria de Ensino e Pesquisa do Hospital Alberto Rassi - HGG promove, na próxima segunda-feira, 24 de abril, a abertura do curso Fundamentos de Metodologia Científica. O evento, que será realizado no auditório da unidade, às 19 horas, e contará com palestra do Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) Celmo Celeno Porto e do coordenador de Ensino e Pesquisa do HGG, Marcelo Rabahi.

Celeno Porto graduou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1958, onde defendeu Tese de Doutorado em 1963. Na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, onde atualmente é professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, exerceu as funções de diretor, chefe do Departamento de Clinica Médica, regente da disciplina de Semiologia Médica, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado), do qual foi um dos organizadores.

É um dos fundadores da Sociedade Goiana de Cardiologia, da Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, da Academia Goiana de Medicina, da qual foi o primeiro Presidente, e dos cursos de Enfermagem e de Nutrição da Universidade Federal de Goiás. Tem inúmeros artigos sobre temas de clínica médica, de cardiologia e de educação médica, publicados em periódicos nacionais e internacionais, é autor de diversos livros pela Editora Guanabara-Koogan, além de já ter recebido inúmeras láureas e prêmios em todo o país.

Fundamentos de Metodologia Científica
O curso Fundamentos de Metodologia Científica terá 40 horas/aula, divididas em 20 horas de aulas presenciais e 20 horas de produção de um manuscrito ou pré-projeto, e início no dia 25 de abril. O público alvo é formado por Residentes da área médica e multiprofissional e pesquisadores da unidade de saúde.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa do HGG, Cáritas Franco, o curso proporcionará fundamentos básicos para os residentes realizarem os Trabalhos de Conclusão de Residência, além de poderá contribuir para qualificar o processo de pesquisa no HGG. "Eu e o coordenador de Ensino e Pesquisa Marcelo Rabahi estamos conversando sobre a necessidade de realizar esse curso no HGG, desde o ano passado. Agora, com a chegada dos novos residentes, entendemos ser o momento oportuno para dar início ao curso, que deverá acontecer anualmente", explicou Cáritas.

Os principais objetivos do curso são estudar os princípios básicos e fundamentais em metodologia científica como ferramenta na elaboração de projetos de pesquisa; e disseminar os conceitos das áreas da Saúde Baseada em Evidência e habilitar os pesquisadores a produzir e fomentar pesquisa conforme padrão metodológico.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700