Goiânia, 22 de setembro de 2017    




Notícias

(18/05/2017) Pacientes do HGG assistem palestra sobre cuidados com o aparelho digestivo

Evento foi realizado no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), na tarde desta quarta-feira, 17 de maio

O Hospital Alberto Rassi - HGG promoveu a palestra “Cuidados com o aparelho digestivo” nesta quarta-feira, 17 de maio, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade. O tema foi abordado pelas médicas residentes em Gastroenterologia Giovana Ferraz Cavalcanti e Francelly Alves do Nascimento, que explicaram sobre as doenças que atingem o aparelho digestivo e tiraram dúvidas dos pacientes. A atividade foi uma prévia do evento sobre o Dia Mundial da Saúde Digestiva, que acontecerá no dia 29 de maio, na Praça Abrão Rassi, em frente a unidade hospitalar.

No início da palestra, Giovana explicou que a gastrite, uma das doenças mais comuns do aparelho digestivo, é uma inflamação na mucosa do estômago, o que causa dor na parte superior do órgão. A médica disse ainda que se essa dor for persistente, é preciso procurar um médico e investigar a causa. "Neste caso, o médico irá pedir uma endoscopia para verificar as causas da dor, que podem ser diversas, como a bactéria H. pylori", explicou.

Vários pacientes tiraram dúvidas sobre o aparelho digestivo e doenças que podem acometê-lo, como úlcera e refluxo gastroesofágico, além de saber mais sobre os medicamentos, a relação entre dor de estômago e jejum prolongado ou problemas emocionais. Edimar Alves aguardava por consulta no AMA e aproveitou para assistir a palestra. "Foi muito bom. Aprendi um pouco mais sobre gastrite, que eu tenho e já faço tratamento médico", disse. A paciente Maria Umbelina também elogiou. "Foi uma das melhores palestras que já assisti aqui. Consegui tirar todas as minhas dúvidas e ficar bem informada", disse.

Ao encerrar a palestra, Giovana fez questão de destacar que o cuidado com o aparelho gástrico deve ser diário. "Tratamento não é só com remédio. É preciso mudanças de hábito e estilo de vida, como evitar álcool e cigarro, ter uma dieta balanceada e fazer exercícios físicos. Tudo isso contribui para nossa saúde de todas as formas", explicou.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700