Goiânia, 22 de outubro de 2017    




Notícias

(10/10/2017) IV JOCHAR debate desafios futuros da residência médica no HGG e temas interdisciplinares

Evento científico realizado anualmente pelo Hospital Alberto Rassi chegou à sua quarta edição com foco nos residentes médicos e multiprofissionais. Conferências, debates, mesas-redondas e exposição de trabalhos aconteceram nos dias 6 e 7 de outubro

O Hospital Alberto Rassi - HGG realizou nos dias 6 e 7 de outubro a IV Jornada Científica (JOCHAR) da unidade. O evento, destinado a residentes médicos e multiprofissionais, objetiva incentivar a pesquisa científica dentro da própria unidade. Neste ano, o tema da Jornada foi "Residência Médica no HGG e desafios futuros".

A conferência “Residência Médica no HGG e Desafios Futuros”, ministrada pelo médico especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, e plantonista do HGG, Gustavo dos Santos Rezende, abriu a JOCHAR na sexta-feira. Gustavo abordou os ciclos de conhecimento em várias nuances e suas diversas etapas na vida do profissional. O futuro e as metodologias de ensino relacionadas aos conhecimentos e habilidades também foram abordados na palestra. O ponto crucial da conferência, de acordo com Gustavo, foi a discussão sobre a construção coletiva do saber e o aprendizado em espiral. "Uma visão simplista do conhecimento não vai nos permitir sobreviver em um mundo em que é preciso somente um dia para se estar desatualizado. Esta Jornada Científica é parte desse espiral, é o conhecimento voltado para o futuro", disse.

A programação científica continuou ao longo do dia. A mesa-redonda "UTI: Segurança, Bundles, protocolos assistenciais e Sepse" foi ministrada pelo geriatra, intensivista e coordenador do CTI "B" do HGG, Durval Ferreira Fonseca Pedroso. Em seguida, a médica infectologista e membro da Comissão de Controle de Infecção do HGG, Priscilla Yoshiko Sawada, palestrou sobre "Infecção Relacionada à Assistência à Saúde com ênfase na multirresistência". O médico presidente da Regional da Sociedade Brasileira de Quadril do Centro Oeste e coordenador do grupo de Quadril do HGG e Hospital das Clínicas, Leandro Alves de Oliveira, ministrou a palestra "Fratura do Quadril no Idoso" e, em seguida, a palestra "Impacto de ações de humanização sobre a ansiedade e depressão hospitalar" foi ministrada pela fisioterapeuta Vanessa Guimarães Martins, que é mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Encerrando a programação matutina, duas mesas-redondas. A primeira, "Hemorragia Digestiva Alta, Neoplasia de Cólon e Cirrose Hepática" contou com a participação do médico gastroenterologista, mestre em Hepatologia, professor do Departamento de Clínica Médica da UFG e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), e coordenador da residência de Gastroenterologia do HGG, Américo de Oliveira Silvério, e da médica endoscopista, mestre em Ciências da Saúde, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e chefe do serviço de Gastroenterologia do HGG, Daniela Medeiros Milhomem Cardoso. A segunda, "Megaesôfago Chagástico", teve como participantes os médicos residentes em Cirurgia Geral do HGG Douglas Vinicius Silva e Natasha Mesquita Mota.

O período vespertino de atividades começou com a palestra "Nódulo na Tireóide", ministrada pelo doutor em Ciências da Saúde pela UFG, especialista em Endocrinologia e chefe do serviço de Endocrinologia do HGG, Nelson Rassi, e pela residente em Endocrinologia no HGG Millene de Rezende Naves. Em seguida, a geriatra especialista em Cuidados Paliativos e coordenadora do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP), Ana Maria Porto Carvas, juntamente com a equipe multidisciplinar do Núcleo, fez um relato de caso "Decisões difíceis em saúde".
A mesa-redonda "Endometriose - Abordagem clínica e cirúrgica" teve a participação da médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela UFG, doutora em Tecnologia pela Unicamp e coordenadora da residência médica de Ginecologia do Hospital Materno Infantil (HMI)/HGG, Marilia Oliveira Ribeiro, e do médico supervisor da residência em Endoscopia Ginecológica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Corival Castro.

Para finalizar a jornada, o assunto foi cirurgia bariátrica. A mesa-redonda "Antes, Durante e Depois da Cirurgia Bariátrica" foi ministrada pelo médico especialista em Neurologia, Neuropsiquiatria, Psicogeriatria e preceptor na Residência de Psiquiatria do HGG, Leonardo da Silva Prestes. Para fechar o evento, o médico cirurgião plástico e coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HGG, Roberto Kaluf, e a psicóloga, doutora em Bioética da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora da residência multiprofissional do HGG, Telma Noleto Rosa Franco, falaram sobre "Paciente pós-bariátrico e Reconstrução de Mama".

A diretora de Ensino e Pesquisa do HGG, Cáritas Marquez Franco, destacou que a JOCHAR faz parte da construção da história do hospital e que, a cada ano, o evento cresce e se qualifica mais. “Ainda somos muito jovens em termos de jornada, esta é a quarta edição e ainda estamos incorporando aprendizados. Entretanto, foi, sem dúvidas, um evento exitoso, que vai colaborar para a JOCHAR do próximo ano. O HGG é um espaço privilegiado para os residentes devido à oportunidade de trocas interdisciplinares”, destacou.

O coordenador da Coreme, Roberto Kaluf, agradeceu o empenho da comissão organizadora da Jornada e a participação dos residentes. “Sozinho a gente não faz nada, e esse evento foi feito com a ajuda de muitas pessoas, às quais agradeço muito. Obrigado por me auxiliarem, pois quero fazer por essa casa o que ela fez por mim durante todos esses anos”, disse emocionado.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700