Goiânia, 22 de outubro de 2017    




Notícias

(11/10/2017) Prevenção da obesidade é tema de palestra no HGG

Evento aconteceu nesta quarta-feira, 11 de outubro, no Ambulatório da unidade. Pacientes e acompanhantes que aguardavam por consulta, tiraram suas dúvidas sobre cirurgia bariátrica

No Dia Nacional e Prevenção da Obesidade, o Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu uma palestra para usuários que aguardavam por consulta. Nesta quarta-feira, 11 de outubro, o residente da especialidade de cirurgia bariátrica, Eduardo Vilela Lacerda, esteve no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) para explicar que o excesso de peso acomete grande parte da população e está associado a milhares de mortes em todo o mundo.

De acordo com ele, a obesidade está relacionada a várias doenças como síndrome metabólica, aumento dos níveis de glicemia, diabetes, entre outros. “É importante que as pessoas entendam que a cirurgia bariátrica não é a cura de todos os problemas. É preciso focar em uma reeducação alimentar, diminuindo carboidratos, bebidas alcoólicas, tabagismo. Se a pessoa começar a praticar meia hora de atividade físicas todos os dias, já consegue afastar o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida”, explicou o médico.

De acordo com ele, antes de passar pela cirurgia bariátrica, o paciente deve ser acompanhado por pelo menos dois anos por uma equipe multiprofissional. A dona de casa, Sônia Maria Martins está em tratamento no HGG, e explica que os profissionais auxiliam o paciente a mudar mentalmente. “Não adianta manter a mente obesa. Se você quer fazer a cirurgia, é preciso aprender a mastigar, a controlar a ansiedade e a praticar atividades físicas. A partir do momento que entramos aqui, a nossa vida muda, mas pra melhor”, afirmou.

Geraldo Luis é motorista e estava acompanhando a filha em uma consulta com um neurologista. Ele não é obeso, mas disse que tem uma amiga que pesa 150kg e sofre bastante. “Acompanho o sofrimento da minha vizinha, que não consegue fazer nada, não consegue andar, não consegue nem vestir roupa sozinha. É preciso que as pessoas se conscientizem, para que não cheguem nesse estado. É muito mais fácil prevenir agora, porque depois vai dar trabalho para emagrecer”, afirmou.

“Saúde na Praça”
Na próxima semana, 17 de outubro, o Hospital Alberto Rassi- HGG oferecerá serviços gratuitos para a população, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. O evento “Saúde na Praça” acontecerá na Praça Abrão Rassi e contará com orientações de médicos e equipe multiprofissional. Além disso, serão oferecidos os serviços de aferição de pressão, medição de glicema e cálculo de IMC.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700