Goiânia, 18 de novembro de 2017    




Notícias

(13/11/2017) HGG recebe pela quarta vez Programa Empresário Sombra por um dia

Estudantes da ONG Junior Achievement Goiás, que desejam cursar medicina e enfermagem, tiveram a oportunidade de conhecer o dia-a-dia do hospital e o trabalho dos profissionais nas suas áreas de atuação

Nesta quinta-feira, 9 de novembro, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG recebeu a visita de 23 estudantes de ensino médio participantes do Programa Empresário Sombra por um dia. O projeto, promovido pela Junior Achievement Goiás, proporciona aos jovens a chance de conhecer o dia-a-dia de um profissional atuante na área de formação almejada, acompanhando sua jornada de trabalho e suas tarefas rotineiras, podendo assim, ter uma visão mais ampliada sobre o exercício da profissão.

O HGG, que participa do programa há quatro edições, recebeu o grupo formado por 22 estudantes que têm o interesse em cursar Medicina e um, Enfermagem. Eles percorreram o setor administrativo do hospital, o ambulatório (AMA), setor de apoio e diagnóstico, Central Humanizada de Internação (CHI) centro cirúrgico, UTI, clínicas médica e cirúrgica e Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP), e puderam conversar com alguns profissionais, entre eles, um residente de cirurgia geral e um médico intensivista e tirar dúvidas sobre as suas áreas de atuação.

A diretora de Ensino e Pesquisa do HGG, Cáritas Franco, recebeu os alunos e fez uma apresentação sobre a unidade e seu funcionamento. “Já de início, percebemos que eles ficaram bastante impactados com o grau de complexidade do Hospital, assim como com a rotina do HGG, seus processos administrativos e projetos de humanização”, pontuou Cáritas.

A visita foi guiada pela gerente de Educação Continuada, Fabrícia Cândida, que julgou a iniciativa engrandecedora para a escolha da profissão dos estudantes. “Pudemos mostrar todo o contexto hospitalar, não apenas o que o médico faz - já que entre o grupo havia uma estudante que quer ser enfermeira - mas a rotina num hospital do SUS, com sua realidade e atividades nas mais diferentes áreas. Por isso, acho um projeto muito importante, que proporciona ao estudante um norte sobre a profissão que ele quer seguir”, considerou a gerente.

O estudante do 2º ano, Davi de Moura, de 16 anos, ainda está na dúvida sobre a especialidade que fará, mas tem certeza sobre o curso de Medicina. “Já pensei em fazer pediatria e obstetrícia, mas agora penso em cirurgia geral, por ser mais agitado do que o consultório. Achei muito importante a visita, porque a partir do contato que tivemos hoje, frente a frente com o profissional médico, a oportunidade de mudar a percepção e o ramo que queremos seguir, tanto da especialidade quanto se é mesmo Medicina”, pontuou.

Stefani de Sousa Ribeiro, de 18 anos, é a única estudante do grupo que quer seguir a área de enfermagem. No 3º ano, ela conta que sempre eu quis atuar na área da saúde, e fazer enfermagem vem, além da inspiração da família de sua mãe, da vontade de cuidar do outro. “Eu sempre acreditei muito na enfermagem, quero ter mais contato com as pessoas. Eu acho que é um sonho, uma opção de muita entrega”, considera, ressaltando que a visita reafirmou a sua vontade de seguir na área. “Hoje, a visita me mostrou que não tenho dúvidas. O trato com o paciente 24 horas e a amplitude do trabalho da enfermeira só me motivou mais a querer seguir essa área”, contou após a visita.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700