Goiânia, 12 de dezembro de 2017    




Notícias

(07/12/2017) Palestra no AMA fala do papel e da atuação do profissional de fonoaudiologia

Em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo, especialista falou aos pacientes sobre a abrangência da atuação do profissional

A fonoaudióloga Mariela Vidal ministrou palestra no Ambulatório de Medicina Avançado (AMA) do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG nesta quarta-feira, 6 de dezembro, em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo, celebrado no dia 9 de dezembro. A especialista falou aos pacientes sobre a abrangência da atuação do profissional, no trabalho da fala, da voz, na deglutição, entre outros, esclarecendo um pouco do trabalho do atendimento aos pacientes. “Mesmo sendo uma profissão não tão nova, percebemos que ainda há duvida sobre o que é a fonoaudiologia e seus trabalhos no hospitalar e a amplitude da atuação junto à equipe multiprofissional, que é de grande importância”, explicou Mariela.

No contexto hospitalar a fonoaudiologia atua da UTI, dentro do ambulatório, nas clínicas de internação, com os pacientes da ala de Cuidados Paliativos e ainda no Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO). “Como tratamos um público adulto, temos um foco grande na disfagia, que pode acontecer desde a infância até a fase adulta, mas que atuamos principalmente no idoso aqui dentro do hospital, em trabalhos de reabilitação da mastigação, deglutição e fala”.

Paciente do PCCO, a costureira Elizabeth Aparecida Rabelo, de 56 anos, faz tratamento a cerca de dois anos com um fonoaudiólogo no HGG e achou muito proveitosa a palestra. “Esclareceu bastante pra gente que, às vezes, não temos noção do trabalho do fonoaudiólogo. Antes achava que era só fala, mas aí depois de tratar descobri que é mastigação correta e deglutição”, contou.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700