05/01/2018 - Importância de equilíbrio na alimentação das férias é tema de palestra



Residente de nutrição falou sobre equilíbrio e moderação para não cometer excessos e ganhar uns quilos a mais

Alusiva a janeiro, oficialmente mês de férias, a palestra semanal de promoção da saúde ministrada no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG teve como tema “A importância de uma alimentação equilibrada nas férias”. A residente de nutrição, Jhessika Ferreira Silva, falou na última quarta-feira, 3 de janeiro, sobre como equilíbrio e moderação são fundamentais para não se exceder e ganhar uns quilos a mais e nem sentir os efeitos negativos dos excessos alimentares, comum nas férias.

A residente usou uma expressão usual da nutrição para a primeira recomendação ao público que assistia à palestra, ‘Tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um plebeu’. Lembrando que o ideal é que a pessoa tenha de 5 a 6 refeições ao dia, sendo três principais e as demais, lanches leve no intervalo de aproximadamente 3 horas entre elas, como frutas, vitaminas e iogurtes.

Entre as dicas da profissional está se planejar também na alimentação. “Quando saímos de férias, planejamos o roteiro que faremos, onde visitaremos e devemos fazer semelhante com o que comemos. Preparar um lanche em casa para levar para a praia, clube ou mesmo na viagem evitar comer qualquer coisa na rua em locais de higiene duvidosa”, alertou Jhessika.

Uma recomendação da residente é se hidratar bem, com água e sucos, evitando refrigerantes e bebidas alcoólicas, e, quando possível, acrescentar fibras às refeições, já que elas aumentam a sensação de saciedade. “Normalmente é comum as pessoas mudarem os hábitos nas férias, mas é uma escolha, de extrapolar a dieta que você cuidou o ano inteiro ou aproveitando as férias se dando o prazer de comer comidas típicas durante uma viagem ou que a comida da mãe, mas escolhendo a moderação de não comer exageradamente assim o dia inteiro, para não perder os esforços conquistados o ano inteiro. O segredo é o equilíbrio”, comentou Jhessika.

Acompanhando a mãe numa consulta no AMA, cabeleireira Neila Lemes, 40 anos, considerou a palestra muito proveitosa. “Eu amei a palestra, queria levar essa nutricionista para minha casa. Porque eu faço reeducação alimentar pois a minha família toda tem sobrepeso e eu faço para manter mas é muito difícil perder peso sem nenhum medicamento, adorei a palestra.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS