11/01/2018 - Palestra destaca como os exercícios físicos são investimento para a vida



Residente de fisioterapia fala a importância da prática de exercícios na rotina como prevenção a doenças

‘A importância da pratica de exercícios nas férias e para a qualidade de vida’ foi o tema da palestra desta quarta-feira, 10 de janeiro, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do HGG. Ministrada pelo residente de fisioterapia, Matheus Gomes Silva, ele iniciou a apresentação falando sobre investimento, planejamento que normalmente fazemos para o início do ano novo e é algo que se planta agora para colher amanhã. “Investir em saúde é isso, fazer exercício hoje para ter uma qualidade de vida melhor mais à frente, no futuro e numa fase de vida mais avançada”, destacou.

O residente explicou que a atividade física é sinônimo de qualidade de vida, auxiliando não apenas na melhora muscular, da força e da disposição da pessoa, mas no estado geral do organismo, contribuindo para qualquer tratamento, já que o exercício físico combate a depressão, por, durante o seu ato, liberar endorfina, hormônio que atua na sensação de prazer no organismo. “Não adianta ficar doente e depois cuidar, pois a atividade física é importante na prevenção”, acrescentou.

Foram entregues cartilhas ao público que assistia à palestra e ao final da explanação, o profissional ensinou exercícios para prevenção de quedas, para pernas, coluna e braços e pescoço. Com a ajuda de um voluntário, o profissional demonstrou como executar exercícios simples em casa, com o auxílio de uma cadeira e sempre respirando pausadamente e com a postura correta. Ele destacou que a prática regular, em média três por semana é fundamental. “Pessoas que não têm o costume de fazer exercícios podem sentir pequenos desconfortos, que melhoram após alguns dias e com a prática constante”.

“Com os anos, com o reforço da mídia, vem aumentando o número de praticantes de atividades físicas, mas que ainda é pequeno em comparação com a população brasileira. E, por estamos em um hospital público, cabe a nós profissionais de saúde incentivar a prática de exercícios a fim de evitar problemas futuros de saúde e diminuindo os gastos de despesas com pacientes”, declarou Matheus.

Enquanto aguardava por uma consulta, o pedreiro Claudivino Matias das Neves, de 49 anos, ouviu atendo ao conteúdo e participou da dinâmica em que o residente ensinou os exercícios para a prática em casa. “Foi ótima a palestra. Não estou fazendo exercícios, mas vou começar a fazer agora, pois estou com um problema de saúde e estou precisando muito. Ele deu umas dicas importantes que eu vou levar para mim e minha esposa fazer, pois ela trabalha de doméstica, e também depende muito do bem estar do corpo”, considerou.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS