Ação do Dia Mundial do Rim atende mais de 600 pessoas



Edição do Projeto Saúde na Praça foi realizada nesta quinta-feira, 8 de março, na Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG. Iniciativa foi realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia

O Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia - Regional Goiás (SBN-GO), promoveu nesta quinta-feira, 8 de março, uma edição especial do projeto Saúde na Praça em comemoração ao Dia Mundial do Rim. Com o tema "Saúde da Mulher: Cuide de seus rins", o evento na Praça Abrão Rassi em frente a unidade, das 7 às 16 horas. Ao todo, 645 pessoas foram atendidas durante todo o dia.

Serviços como orientação médica e nutricional, análise de urina, aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e teste de diabetes foram oferecidos durante toda a programação do dia. Quem se interessou em realizar estes exames foi atendido por uma equipe de profissionais da unidade, entre enfermeiros, nutricionistas, biomédicos e médicos nefrologistas. Feita a inscrição, os participantes passaram por um circuito de saúde para medir pressão arterial e glicemia, calcular o IMC e, posteriormente, fizeram uma triagem. Em casos de risco, a urina foi examinada pelos médicos, que fizeram as orientações necessárias.

A chefe do serviço de Nefrologia do HGG, Bruna Rassi Arantes, destaca que as doenças renais são silenciosas, por isso é importante estar atento aos fatores de risco, como sedentarismo e alimentação desregrada, com muito sal e gordura. "As duas principais doenças que levam à perda de função renal no Brasil são a hipertensão e o diabetes. A vida moderna trouxe esses problemas mais fortemente para a população", explicou.

Bruna Rassi reforça a importância da prevenção das doenças renais. "É preciso ter uma alimentação saudável, com pouco sódio, além da prática de atividade física. Se já tem um histórico de problemas renais na família ou diagnóstico de pressão alta e diabetes, é preciso consultar o médico regularmente para verificar se está tudo bem", destacou.

A técnica de enfermagem Vanderléia Barroso estava no HGG quando ficou sabendo do evento e resolveu participar. "Nunca tinha dado certo vir e eu gostei demais. Achei muito importante essa ação porque se fosse para a gente pagar por esse atendimento, ficaria caríssimo. Gostei muito." Lázaro Moreira Belo também participou da ação pela primeira vez. "Achei muito bom, a gente tem que cuidar sempre da saúde, ficar atento. Estava passando por aqui, vi a tenda e resolvi participar. Foi bom porque fiz os exames e vi que está tudo certinho", comemorou.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS