16/04/2018 - Colaboradores do HGG participam de treinamento sobre medidas preventivas de síndrome gripal



Treinamento aconteceu nesta quinta e sexta, 12 e 13 de abril, com o objetivo de orientar os profissionais da saúde sobre o tema

A Gerência de Desenvolvimento de Pessoas (GDP), em parceria com o Serviço Especializado de Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT), do Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG promoveu nos dias 12 e 13 de abril treinamento para colaboradores com o tema ‘Medidas preventivas de Síndrome Gripal (H1N1 e outras)’. A infectologista do HGG, Débora Melo, explica que o objetivo do treinamento foi esclarecer aos colaboradores do hospital sobre as medidas que servem tanto para evitar a Influenza, quanto outras doenças respiratórias.

A profissional destacou ainda sobre as notícias falsas que estão sendo divulgadas pelas mídias digitais, esclarecendo sobre os sintomas e diferenças entre a gripe, classificada como Influenza e o resfriado. A gripe caracteriza-se pela dor no corpo, febre, mal estar, tosse e sintomas respiratórios que deixam o paciente prostrado, diferente do resfriado, que afeta nariz e garganta e que o paciente consegue seguir com a rotina de suas atividades.

A infectologista alertou ainda que a melhor forma de prevenção são os cuidados em geral com a saúde, como a alimentação saudável e medidas preventivas como a higienização das mãos. “A vacina é importante, mas não é a única forma de prevenção. Outras medidas também fazem parte e só em conjunto alcançam resultados.”

O treinamento também foi uma forma de informar, principalmente, sobre o H1N1, que tem causado pânico na população, devido a mensagens repassadas pelo aplicativo WhatsApp. Para a enfermeira do Ensino e Pesquisa, Lucyana Silva Luz, a ação foi extremamente importante para acalmar os profissionais da saúde sobre a doença. “O conteúdo foi muito pertinente e esclareceu sobre a questão do pânico que tem afetado a população. Por mais que eu seja enfermeira, eu sou mãe e acabamos ficando com medo.”

Para a nutricionista, Linda Priscila Barbosa de Jesus, o treinamento contribuiu para sanar as dúvidas sobre o H1N1. “Muitas pessoas estavam com muito medo em relação a essa epidemia que tanto se fala na mídia. E foi possível entendermos melhor sobre esse problema de saúde pública e conhecer as medidas preventivas e diferenças entre os tipos de doenças. Foi muito válido para adquirir conhecimento e poder disseminar essas informações.”

Para atender todos os colaboradores do HGG, o treinamento também irá acontecer ainda na próxima semana, nos dias 16 e 17 de abril.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS