14/05/2018 - Oficina promove arte como terapia entre pacientes



Sob a orientação do artista plástico voluntário Alexandre Liah, atividade funciona como terapia capaz de diminuir a ansiedade e o estresse dos pacientes

Nesta última terça-feira, 08 de maio, os pacientes e acompanhantes do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG participaram da oficina de arte ministrada pelo professor da Escola de Artes Visuais (EAV), Alexandre Liah. A atividade acontece quinzenalmente no Jardim da Solistência e proporciona aos pacientes momentos de descontração através do contato com a pintura.

A oficina de Arte do HGG, que funciona como uma terapia, por fazer com que muitos pacientes consigam superar problemas como estresse e ansiedade, principalmente aqueles que, acometidos por algum problema de saúde, passam muito tempo no hospital, longe de casa e da família.

A paciente Elyssama Silva Santanda, de 21 anos, nunca havia pintando e conta que a atividade diminui a sua ansiedade. "Gostei, porque eu sou muito ansiosa e ficar lá em cima é muito ruim, ainda mais sozinha. É a primeira vez que eu interno sem acompanhante, então é ruim ficar muito tempo no quarto", diz.

A paciente Madalena Lima de Jesus, de 62 anos, está no hospital há 16 dias devido a problemas de tireoide e inflamação no fígado, e também nunca havia pintado. Madalena diz que quando foi chamada para participar da atividade já pensou na tela que iria pintar. "Me convidaram ontem e no pensamento eu já imaginei um vasinho com flores. Eu amei participar, ficamos muito entendiados no quarto", conta.

Assim, através da arte os pacientes conseguem acalmar a ansiedade, se afastar do estresse e redirecionar a atenção para algo positivo, explorando a criatividade e contribuindo para o processo de cura.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS