Artistas plásticos prestigiam abertura da mostra MAG Itinerante



Vernissage aconteceu nesta quarta-feira, 06 de junho, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promoveu nesta quarta-feira, 06 de junho, a abertura da nova exposição contemplada pelo projeto “Arte no HGG”. Nesta edição, 70 telas da coletiva MAG Itinerante foram recebidas na unidade hospitalar com uma solenidade que contou com artistas plásticos, familiares, colaboradores e autoridades do governo. As telas expostas reúnem três coleções do acervo do Museu de Arte de Goiânia - MAG, agrupando obras de diferentes épocas, modalidades, técnicas e estilos.

O diretor técnico do HGG, Durval Pedroso, fez a abertura do evento no salão do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), e ressaltou sobre a importância do projeto para a unidade, agradecendo a contribuição dos artistas plásticos que participam do Arte no HGG. A curadora voluntária da exposição, Helena Vasconcelos lembrou que o projeto nasceu tímido e hoje já tomou todo o hospital. “Agradecemos a todos que abraçam essa causa. Esse projeto nasceu pequeninho, ali na portaria e hoje conta com obras espalhadas por todo o hospital e mais uma galeria permanente, inaugurada no 5º andar em homenagem ao artista Juca de Lima”, declarou.

Representando o governador José Eliton, o presidente da Iquego (Indústria Química do Estado Goiás), Antônio Faleiros, parabenizou a iniciativa. “Se fizéssemos uma comparação com outros hospitais públicos, a diferença salta aos olhos, na qualidade e na prestação de serviço desse hospital. Quem conheceu o HGG antes e conhece agora, nota a diferença e a qualidade dos serviços ofertados à população que necessita de serviços públicos de saúde. Eu acho que a gente precisa valorizar mais a nossa prata da casa. Aqui em Goiás nós valorizamos e não erramos. As melhores OSs são goianas. Quero externar a minha satisfação porque já estive aqui várias vezes, e a gente fica muito feliz em ver essa humanização e a interação com os artistas, que proporciona ao paciente ter essa interação. Parabéns aos artistas goianos”.

Eloá Moraes é uma das artistas que está expondo nesta edição. Ela conta que já prestigiou os amigos em outras exposições no HGG e que ficou muito feliz em participar. “A exposição está bela, acho muito legal esse trabalho que vocês fazem. Eu não sabia que tinha uma obra minha aqui e fiquei muito contente, foi uma surpresa maravilhosa”. Omar Souto, que também faz parte do MAG Itinerante, enalteceu a proposta. “A minha maior exposição individual foi aqui no hospital e é uma honra participar mais uma vez em uma coletiva, fazer parte do acervo do HGG. Vejo como um prêmio. Aqui é uma grande oportunidade para mostrarmos o nosso trabalho”.

O supervisor do Museu de Arte de Goiânia, Antônio Damata, agradeceu e explicou sobre as três coleções que têm em comum a itinerância. “Ficamos muito felizes em participar desse projeto do HGG, que teve a ideia brilhante de trazer a arte para o ambiente hospitalar. O MAG Itinerante tem essa proposta de abrir o leque e levar essas obras para outras comunidades”, declarou.

Sobre o MAG
Criado em 1969, o Museu de Arte de Goiânia - MAG reúne exposições temporárias e permanentes. Seu acervo atual possui cerca de 1100 obras de arte entre as categorias pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, instalação e arte popular, sendo em grande parte regionalista, contando, desta forma, um pouco da história da arte de Goiás.

Artistas
Adriana Campos, Alessandra Teles, Alexandre Liah, Amaury Menezes, Américo Poteiro, Ana Cristina, Ana Maria Cordeiro, Antunis Arantes, Denise Jácomo, Flávia Domingues, Berly, Brenda Lee, Cacilda Vitória, Cassiano, Cida Carneiro, Cristiane Brandão, Dek, De Vilela, Dilvan Borges, Doralice, Edney Antunes, Eliane Quintais, Eloá Moraes, Eny Rezende, Evaristo Caetano, Fé Córdula, Fernando C. Filho, Helena Vasconcelos, Ivone Lira, Ivone Vaccaro, Leonan Fleury, João Colagem, Jorginho Marques, José Carlos Nogueira, Juca de Lima, Kátia Panzer, Kim, Lourdes de Deus, Diomar Lustosa, Manoel Santos, Marcelo Solá, Márcia Sales, Maria Alves, Maria Lucia, Miro, Neilam, Nonatto, Omar Souto, Regina Serafin, Rochane Torres, Rosy Cardoso, Sáida Cunha, Samira Beérigo, Salvess, Selvo Afonso, Simas, Simone Marçal, Tái, Telma Alves, Valdir Ferreira, Vânia Ferro, Zé César, Waldomiro de Deus.

Arte no HGG
O projeto inovador Arte no HGG nasceu da ideia de promover a inclusão cultural de pacientes, acompanhantes e colaboradores, e também de usar a arte como terapia alternativa para usuários do SUS que fazem tratamento no hospital, contemplando a política de Humanização da unidade. De forma voluntária, artistas expõem seus acervos em uma nova exposição, que dura entre três a quatro meses, pelos corredores deixando o hospital mais alegre e interessante. Esta é a décima sexta exposição recebida desde o lançamento do projeto Arte do HGG, unidade de saúde acreditada com certificação Nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS