Governador visita obras do Centro Estadual do Diabetes



Localizado na Avenida Anhanguera e região do Lago das Rosas, o CEAD oferecerá capacitação de equipes e profissionais especializados, serviço ambulatorial aos diabéticos e educação continuada, com foco na reeducação alimentar para pacientes e familiares

Na manhã desta segunda-feira, 11 de junho, o governador do Estado, José Eliton, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, visitou as obras do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD), unidade que será anexa ao Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG. Localizado na Avenida Anhanguera e região do Lago das Rosas, o CEAD oferecerá uma gama de serviços, entre eles capacitação de equipes e profissionais especializados, serviço ambulatorial aos diabéticos e educação continuada, com foco na reeducação alimentar para pacientes e familiares.

De acordo com José Eliton, o CEAD deve ser entregue até o final do mês. "Será o primeiro Centro de Estudos de Diabéticos do Brasil sendo instalado em Goiânia, que vai propiciar não só o tratamento daqueles que apresentam sintomas de diabetes, mas todo um centro de pesquisas. Teremos sala de aula, cozinha experimental que vai buscar reeducar a alimentação dos pacientes que sofrem com essa enfermidade, além de todo um campo de pesquisa com residência nesta unidade. Queremos que os goianos possam ter onde buscar socorro no momento de enfermidades. A avaliação positiva dos hospitais estaduais pelos usuários ultrapassa 90%, e aqui não será diferente”, afirmou José Eliton.

O secretário de saúde, Leonardo Vilela, explicou que o foco da unidade é a prevenção. “Vamos realizar um trabalho muito grande de prevenção. O diabetes é uma doença sigilosa e tem muitas complicações como amputação, AVC, infarto, cegueira, complicações que pioram a vida das pessoas, encarecendo o tratamento de saúde. O CEAD se tornará uma referência não apenas em Goiás, mas no Brasil”, declarou Leonardo.

O diretor técnico do Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG, Durval Pedroso, explicou que a capacitação de equipes e profissionais para o acompanhamento do diabetes nas unidades básicas de saúde da capital e interior será o foco principal do CEAD. “A nossa expectativa é que que a CEAD já comece a funcionar com uma grande demanda, atendendo a população. Será uma estrutura grande, ampla, que oferecerá atendimento ambulatorial multidisciplinar, com profissionais de endocrinologia, psicologia, assistência social, nutricionistas, e até mesmo podólogos, que ficarão responsáveis por cuidarem do pé diabético”, explicou.

CEAD

O Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD) teve a ordem de serviço para sua implantação assinada pelo governador no dia 10 de maio, mostrando o empenho e a agilidade na construção na unidade, que será a primeira especializada no atendimento a portadores de diabetes de Goiás e educação continuada a profissionais da saúde básica para o atendimento da doença.

O espaço terá auditório, estrutura para treinamento e para conferências presenciais e à distância, além de uma central de atendimento telefônico para que as equipes do interior possam entrar em contato. Outra atividade do Centro será a promoção da educação alimentar. Uma cozinha experimental orientará pacientes e familiares de forma fácil e prática como se alimentar melhor e colaborar com o tratamento do diabetes.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS