09/07/2018 - Palestra no AMA alerta sobre as hepatites virais



A apresentação teve como objetivo orientar os usuários sobre as formas de prevenção e tratamentos disponíveis nas unidades de saúde

Na última quarta-feira, 04 de junho, a residente em Gastro do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, Francelly Alves do Nascimento, ministrou palestra com o tema "O que são hepatites virais", aos usuários que aguardavam por consultas no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade. O objetivo do palestra foi alertar a população para a detecção precoce da doença e orientar sobre as formas de prevenção e tratamento.

A doença é uma das mais comuns e pode ser causada por vírus através da contaminação sanguínea, ou seja, pelo uso compartilhado de materiais cortantes como agulhas, aparelhos de barbear e alicates de unha, e ainda por relações sexuais e até mesmo alimentos contaminados e uso de alguns medicamentos ou drogas. Além disso, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, por isso a importância de ir ao médico regularmente e fazer exames de rotina que detectem a doença.

As hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. E pessoas portadoras de hepatite B e C, correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Cabe ressaltar ainda que as hepatites A e E, são transmissíveis por condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos.

“É uma doença latente, muitas vezes o paciente não apresenta sintomas e ele precisa ser diagnosticado para receber o tratamento. Em casos como a hepatite B, o tratamento evita as principais complicações, como a cirrose e o câncer de fígado. Além disso, novos tratamentos para a hepatite C foram trazidos para o país recentemente, curando mais de 90% da população”, ressalta a profissional.

Rosemeire Nascimento, de 32 anos, diz que a palestra foi de grande importância para esclarecer sobre os tipos de hepatites e suas formas de contaminação. “Muitas pessoas ainda não conhecem as formas de contagio e assim não sabem como se prevenir contra a doença”.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS