11/09/2018 - Jardim do HGG se transforma em salão de arte por um dia



Pacientes e acompanhantes participam de oficina de arte durante internação. Projeto objetiva humanizar o tratamento hospitalar

Em mais uma edição do projeto Oficina de Arte no Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG, pacientes e seus acompanhantes despertaram a criatividade na última terça-feira, 4 de setembro, no Jardim da Solistência. Sob a orientação do professor de artes visuais Alexandre Liah, o montador de móveis Leandro Cardoso, 30 anos, desenhou uma paisagem bucólica, que, segundo ele, lembra a casa de campo em que mora, em Bonfinópolis, cidade localizada a 28 quilômetros de Goiânia.

Leandro está no HGG para tratar um problema renal e, assim que soube da oficina, já se candidatou para participar. “Fiquei feliz com o convite das enfermeiras para participar da oficina de arte. É uma distração pra gente que fica o tempo todo dentro do quarto e o tempo não passa. Fico com saudade da minha casa, por isso desenhei esta aqui”, disse se referindo à tela que estava pincelando. Leandro contou que nunca teve a oportunidade de pintar em tela antes. “Foi a primeira vez que peguei num pincel para desenhar numa tela”.

Aproveitando a oportunidade para também sair do quarto, a adolescente Larissa Barros Duarte, de apenas 14 anos, caprichou no girassol. “É a minha flor favorita. Não tenho em casa porque não tenho tempo para cuidar, mas toda vez que vou desenhar alguma coisa eu me lembro sempre do girassol”, relatou. Larissa sonha em ser médica e disse que ficou encantada com a estrutura do Hospital. “Gostei muito daqui, pelo jeito terei que ficar muito tempo porque estou tratando de uma anemia, e isso ajuda a gente a esquecer um pouco do nosso problema de saúde”, disse.

O professor Alexandre Liah, que está no projeto desde a primeira edição, há cinco anos, diz que sempre se impressiona com a criatividade dos pacientes e, às vezes, até duvida que estão pintando pela primeira vez. “Algumas pinturas são verdadeiras obras de arte e muitas delas incrivelmente foram pintadas por pessoas que nunca tiveram contato com o pincel. Aqui pude perceber a diferença entre dom e a técnica”, conclui.

O projeto

A Oficina de Arte é um projeto promovido pelo HGG e realizado quinzenalmente, sempre às terças-feiras, no Jardim da Solistência, no térreo da unidade. Ministrada pelo professor da Escola de Artes Visuais (EAV), Alexandre Liah, conta com o auxílio dos terapeutas ocupacionais e psicólogos do Hospital e funciona como um estímulo para a interação social, cognição, afetividade e, o mais importante, motiva o paciente à adesão ao seu tratamento de saúde, além de possibilitar o desenvolvimento de novos talentos.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS